VISITAS

domingo, 27 de novembro de 2011

SRA. DONA AMÁLIA. FADO - PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.

Rejubilemos de orgulho hoje o Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Meu “Deus” que orgulho. Eu tenho um incomensurável orgulho em ser Português, que ninguém imagina. Adoro Fado. Toda a vida desde que me julgo ser gente, que o venero. Amo a Dona Amália Rodrigues o seu expoente máximo. Tive o grato privilégio de partilhar momentos inesquecíveis com a Sra. Dona Amália Rodrigues, o último foi numa Homenagem póstuma ao poeta Pedro Homem de Melo, em Afife. Estive lá como Presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde, em representação do Distrito de Coimbra. Estiveram presentes o Sr. Presidente da Republica Dr. Mário Soares e sua esposa Dra. Maria Barroso, o Poeta David Mourão Ferreira, Alexandre O’Neill entre outras individualidades nacionais e locais. Mas já conhecia a Sra. Dona Amália Rodrigues de outras caminhadas… por causa do meu amado e querido Pai.


Em Marco de Canaveses – a minha “pátria” – ouvia falar da Sra. Dona Amália como se de uma deusa se tratasse. A minha Mãe é uma sua fã incondicional… David Mourão Ferreira; António Branquinho; António Quadros e Alain Ouman… eram pretexto de conversa pela grandeza de carácter e de cidadão que o meu Pai foi, é e será para todo o sempre. Conhecia-os a todos, e com todos se relacionava. A Sra. Dona Amália foi fazer um espectáculo em Marco de Canaveses e foi uma história linda nas nossas vidas… Amo o Fado, por sua causa. Tenho intérpretes que gosto mais que outros… mas a Sra. Dona Amália é a RAINHA.


Adoro a Canção de Coimbra. Desde António Menano; Hilário; António Bernardino; Luís Gois… …


As trovas que os estudantes cantavam às suas amadas ou que manipulavam como instrumento de denúncia do regime fascista não são Fado: é Canção de Coimbra. Que também merece ser nessa definição considerado Património Imaterial da Humanidade pela Unesco. O seu contexto de génese não é de ídolo popular mas de cariz Universitário…


Viva a “saudade” o FADO. Viva a alma mater da nossa cultura popular.


Para quem não sabe, fica a saber fiz parte de um Grupo da Canção Coimbrã e de Fado de Lisboa. A minha Reverência para a Sra. Dona Amália Rodrigues a grande impulsionadora e pioneira de dar esta arte musical única a conhecer ao mundo. Em minha opinião, por isso, o seu corpo descansa no Panteão Nacional ao lado de. Almeida Garrett; Aquilino Ribeiro; Guerra Junqueiro; Humberto Delgado; João de Deus; Manuel de Arriaga; Óscar Carmona; Sidónio Pais e Teófilo Braga. A única Senhora.


Também abriga heróis da história de Portugal como: D. Nuno Álvares Pereira; Infante D. Henrique; Pedro Álvares Cabral; D. Afonso de Albuquerque; D Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões. Estes últimos em sentido cenotáfio (Pessoas ilustres e muito relevantes da nossa História cujos restos mortais estão em lugar desconhecido…).


Sra. Dona Amália Rodrigues. Venero-a. Amo-a. E muito obrigada por me estimar pela sua humildade.


Sra Dona Amália, em meu nome e pelo enorme orgulho de ser Português, muito obrigado.


“DEUS” A Tenha Em Eterno Descanso. “Ámen”

JORGE GONÇALVES / ALBERTO DE CANAVEZES