VISITAS

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dia 18 antes do Natal.

Hoje deu chuva e sol. Mas o frio…mantêm-se. Ontem a mesma coisa mas no 04-12-2011 o Jornal o Público deu mais uma notícia bem quentinha para o possível aparecimento nas próximas Eleições Autárquicas do GRUPO POIARES NA CIDADANIA.


Quem melhor para potenciar tal ideia senão o Sr. Comendador Jaime Carlos Marta Soares, o nosso actual Presidente do Município de Vila Nova de Poiares. O “dinossauro do poder local”. São trinta e sete anos de experiências no móbil público e na organização de praxes…


Quem fala assim não é gago, senão vejamos:


“Jaime Soares (PSD), um dos dinossauros do poder local que há 37 anos preside à Câmara de Vila Nova de Poiares, não afasta a possibilidade de, em 2013, se candidatar pela primeira vez a uma câmara que não a sua no distrito de Coimbra, se discordar das escolhas do partido.
“Não tenho no meu horizonte próximo a intenção de me candidatar a qualquer órgão autárquico, mas se, porventura, em relação a uma autarquia importante do distrito de Coimbra, os responsáveis locais do PSD fizerem escolhas que tenham a ver não com os interesses do partido, mas com negócios e lógicas de grupo, tomarei uma atitude consentânea para combater alguma desonestidade política que se pode colocar na escolha dos candidatos”, afirma.”


Se pode pensar assim. Nós não temos o direito de pensar que o mesmo se passa no nosso concelho também, Sr. Comendador?


Ou o senhor está para a democracia o que os buracos desfrutam no queijo suíço. São mais que o seu conteúdo!


Não me leve muito a sério. Mas o senhor está muito descuidado nas afirmações que faz. Adora aparecer na comunicação social, o que é legítimo a um profissional “autarca”, o que é adequado para um “dinossauro”, o que é escorreito para um Comendador, o que é profícuo para os seus pares os sucateiros. Uma profissão nobre e honrada como a minha. Como a de um sapateiro até mesmo de um Doutor Veterinário. Mas existem alguns animais que requerem inúmeros cuidados no seu manuseamento, como algum ferro velho. E existem excelências de animais que muitas das vezes nós os tememos pela aparência ou por preconceitos. Assim como existem animais com elegância e porte imaculado que são umas bestas de primeiro calibre. Vossa Excelência é um, individuo com muita tarimba e sabe diferençar tais atributos pela simples razão porque é uma personalidade que circula num patamar superno, a todos nós. Mais, Vossa Excelência tem-nos como referência na sua qualidade de representar todos os Poiarenses. Por isso lhe peço não se meta com os outros vizinhos… porque lhe pode acontecer como o Ferreira Torres. Candidatou-se a Amarante e perdeu. Depois os ímpetos da derrota podem-no colocar com cólicas que o levam a fugir do comer que andava habituado a comer. Tenha calma. Puxe os jugos com calma para não derrapar. Cada vez existe mais óleo no chão e o alcatrão torna-se pouco propício a que não se trilhe. Os parentes por vezes são os mais difíceis de aguentar, para além da dor. É um aviso sincero, de um cidadão que afirma peremptoriamente que merece tais elogios que o levam a estar no estado em que está. Comendador, Exmo. Senhor pondere não se expor ao fleumático e trivial facto de saborear o pão que o diabo amaçou. Procure através da menina que vai muitas vezes a Espanha, apanhar o espírito da padeira de Aljubarrota. Ela segundo as crónicas fazia bom pão e se necessário pode lhe dar o mesmo conduto que deu aos espanhóis. Não é que não mereça uns carinhos, uns miminhos, até algo mais atrevido. Tem por onde escolher… o seu curriculum é bem preenchido de exercícios aprovados, outros constrangidos, uns feitos à medida e finalmente de alterar de persuasão como uma tricana ao lavar a roupa ao ouvir um rouxinol da capa e batina na proclamação feérica de um canto de bem-querer… conforme o período a roupa sai bem lavada ou suja. Basta ser no verão ou inverno. Percebe? Não!? Eu explico, se for no inverno a água vai suja de barro, terra e doutros inertes devido às correntes e caudais do “bazófias” (nome como os Estudantes chamam ao Rio Mondego) se for no verão, o senhor verá as coisas mais despidas das descrições efectuadas para o inverno. Simples como comer canja. De preferência com ovos… ou beber um chá antes do jantar…


Em 2012, o Sr. Comendador vai criar um grupo que ouso já de chamar “A Ala dos Abandonados”, são aqueles que irão ser dispensados ou atirados para canto como lixo. “A Deus Eu Peço”, que se tornem “tóxicos” e que libertem o espantalho que há em cada um de nós e nos entretenham com algumas “brincadeiras” de Vossa Excelência. E que façam o que os Ala dos Namorados preconizam na cantiga “Fim do Mundo – E ao Cabo do Teu Ser”, não pelo lado romântico mas na semântica da razão do seu ser autarca. Seja quem vier para a rua tem sempre uma história para contar.


Como vai fazer prevalecer o seu silêncio!? Poderei dar algumas sugestões, como por exemplo:


· Tipa a “Burca” das mulheres árabes… enfia-lhes um caçoilo para chanfana na cabeça, tendo o cuidado de abrir dois buracos para os olhos e um para o nariz. Na zona da boca e orelhas omite os buracos. Diga que já são muitos buracos… Para as refeições vão escoltados pela Policia Municipal para a cantina do Agrupamento Escolar de Santo André e por ai adiante… imaginação e argumentação são o que não lhe falta de certeza para justiçar a burca à moda da Raça Poiarense. Isto nas senhoras.



· Nos homens espeta-lhe um palito na língua pela sua largura. Encrava-lhe a “cremalheira” tipo índios da Amazónia. Espeta-lhe um cesto de asa na cabeça para que o arco lhe aperte os queixos. Imaginação e argumentação são o que não lhe falta de certeza para justiçar os Índios à moda da Raça Poiarense.



· Como outra alternativa uma ida a “Espanha” para espantar os espantalhos que existem em cada um de nós. Como supostamente, vão esquecer tudo. Faça carreiras como para os actos eleitorais, certificando-se que nenhum catequista do regime falte, para testar a eficácia das rezas e mezinhas. Caso o trabalho tenha êxito não se esqueça da nomeação para a respectiva medalha que dá a granel. Data propícia para isso, o dia 25 de Abril de 2012. Invoca como motivo – desculpa a ousadia – a liberdade de não poluir o ar e de conspurcar as páginas dos Jornais e do meu Blogue com histórias, fora do teor da Reforma Administrativa do Poder Local. Assunto sério.



ALBERTO DE CANAVEZES/JORGE GONÇALVES