VISITAS

domingo, 4 de dezembro de 2011

"REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO"

Quero-me congratular coma a postura de Estado do Sr. Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Dr. Miguel Relvas no XIII Congresso da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, realizado em Portimão. No qual foi vaiado de uma forma que considero infame e anti-democrática. “Não existem vacas sagradas” na Democracia. Urge Reformar Administrativamente o Estado sem preconceitos ou ir a reboque de interesses cooperativistas. A sua intervenção foi severamente interrompida, mas a mensagem ficou dada. Pretende-se acabar com cerca de 1800 Freguesias das 4259 Freguesias existentes. Não existe dúvidas que o clima com que foi recebido foi engendrado e aquecido, por autarcas a quem lhes faz falta os subsídios que recebem e por manipulação partidária, dos partidos da esquerda que criticam porque sim: PCP e Bloquistas, e por cacaréus de falanges Socráticas que descaracterizam o Partido Socialista, que assinou o acordo com a Troika e que nos deixou neste pântano sem fundo. O seu Presidente Sr. António José Seguro, herdou uma bancada parlamentar que lhe é hostil, na qual se destaca o Senhores Deputados: Pedro da Silva Pereira; José Lello; André Figueiredo; Isabel Santos; Renato Sampaio; Isabel Moreira (a indisciplinada); João Galamba, todos correligionários do Sr. Eng. (?) Sócrates e co-responsáveis por o estado que o país chegou – espécie de matraquilhos do futuro filosofo. Depois existe a trupe do Sr. Deputado Francisco Assis (seu adversário para a liderança do partido; Manuel Seabra e Manuel Pizarro… e outros dissidentes como Sérgio Sousa Pinto; Duarte Cordeiro e Pedro Nuno santos, entre Manuel Alegre e outros ressabiados. Desconfio que António José Seguro não tenha estofo para engolir muitos sapos vivos. O que para todos nós é uma pena. Denota-se nele postura de estado e de responsabilidade. Mas os empurrões que tem levado já o desviaram do caminho que pretendia. A ver vamos como se vai aguentar e portar!


Como é do conhecimento geral defendo um corte drástico nas Freguesias. As Freguesias instaladas na sede de Concelho pura e simplesmente não se justificam. Das 4259 Freguesias fala – se que vão reduzir cerca de 1800. Restando 2459. Eu defendo que se reduzam vem mais. Que se reduzam cerca de 2500. Ficando o território nacional com 1759 Freguesias no máximo 2000. No meu blogue já o defendi a minha tese sobre a maneira de o fazer. É a minha opinião. É o meu contributo para estimular a minha cidadania e a maneira de não ser escravo do estado. Defendo a existência dos 308 Municípios existentes. Só considero que se possa extinguir algum em caso de insolvência. Mas mesmo assim no fim de se estudar exaustivamente caso por caso.


Como é do conhecimento geral sobre esta matéria mudei radicalmente. Porque entre o despesismo e a adiposidade do estado e o aliviar a carga fiscal de todos os contribuintes por causa de conservadorismo e de bairrismos exacerbados e de proveitos para alguns, defendo os interesses colectivos da maioria dos cidadãos.


Sr. Ministro Dr. Miguel Relvas tenha muita coragem, lucidez, sentido de Estado e rigor sem olhar a interesses partidários ou cooperativistas. Tem o meu incondicional apoio.


JORGE GONÇALVES