Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mau tempo no canal!? VAMOS SABER PORQUÊ?

O tempo está mau. Mal mesmo. Vento e frio quante baste...

A chuva começou a cair. É tempo dela. Sem dúvida nenhuma.

Aguardamos que as albufeiras se encham. Os nabos surgam da terra e as nabiças também...

Que as couves fiquem viçosas... e que os tortulhos apareçam como fantasmas. Adoro comer tal petisco. De todas as maneiras e feitios.

Como dizia Vitorino Nemésio, um Escritor Açoriano, que no tempo da outra senhora dava vida e uns meses após a "Revolução dos Cravos" a um programa na TV, chamado "Se bem me lembro", se não estou em erro! Era uma homem bastante culto e um comunicador nato. Meia hora de uma fecunda e absorvente conversa. Escreveu um livro que é considerada a sua obra mestre "Mau Tempo no Canal".

E esta evocação surge porque nós não podemos ter a memória curta. Temos que usar inúmeras vezes a frase "se bem me lembro", porque existem factos e declarações que urgem clarificar e escalpelizar. Porque não podemos deixar que nos coloquem epítetos ou intimidem: só porque questionamos; só porque divergimos; só porque temos curiosidade; só porque não entendemos o discurso e a sua implementação, ou seja prometeu - se uma coisa e fez - se outra. Apresentam - se projectos para uma determinada obra para um determinado sitio e ela aparece noutro. E existe uma obra virtual que aparece como "instalada" no papel e no "site" do Município e percorremos de lés a lés o Universal Parque - Zona Industrial de Poiares, e não vimos nem palha nem aresta.

Está na hora independentemente da chuva ou do sol, do vento ou da quietude, do calor ou do frio, da colaboração prestada e dos esclarecimentos solicitados, ou da intimidação pública ou camuflada, averiguar sem pânico ou meias-medidas o que nos suscita dúvidas.

Nós somos escravos de uma democracia medíocre que nos exige que assumamos os nossos compromissos e os erros de pessoas que na agenda da causa pública não prestam contas a ninguém e ficam incólumes.

Basta e chega.

Vamos calmamente fazer diligências e começar por averiguar aonde está "instalado" O Pavilhão Multiusos no Universal Parque - Zona Industrial de Vila Nova de Poiares?

Dão -se alvíssaras a quem descobrir tal obra.

O prémio será uma visita a Marte e a Jupiter, com todas as despesas pagas.

Enviem respostas e fotografias para o meu correio electrónico, até ao dia 10 de Novembro de 2011. Se a resposta entrar depois da meia-noite, acontece o que aconteceu ao jogador de futebol
Yannick Djaló...

JORGE GONÇALVES