Hoje dia seis de Fevereiro de 2012, o sol está afoito mas o frio consegue ser mais forte. Um dia em que fui colocar os queixos ao manifesto para fazer a prótese dentaria que abrilhantará o meu sorriso, vácuo e “desenxabido”. Após tal acto solene – para mim – estive à fala com um dos Jovens que muito admiro da nova vaga. O Sr. Presidente da Associação Desportiva de Poiares, Luís Miguel, mais conhecido pelo “Chélito”. O seu amor e fidelidade à A.D. Poiares são inquestionáveis. De quando em vez lá lhe dou na “cachimónia”, umas “calinadas” para ir treinar a Associação Desportiva de Poiares em tom de reinação. O seu trabalho e da sua equipa é muito meritório. E nos quadros técnicos não há vagas. Falamos muito de futebol. Temos muitos conceitos do Futebol de Formação análogos. Aliás na sua essência e proficiência semelhantes. Não perdi a esperança de um dia poder trabalhar no Clube sob a sua Presidência.
Hoje comecei a treinar um Atleta a quem auguro um grande futuro. Humilde. Com imensa vontade e enorme disponibilidade mental e física para aprender. Se tudo correr com a normalidade que se pretende. Vai ser grande. Enorme. Os propósitos que nos propusemos atingir estão delineados. Devidamente estruturados e fundamentados. Através de treinos específicos e planos de treino. É com enorme prazer que o faço. Na formação não discuto o resultado tento ensinar os conceitos básicos baseado nas etapas a percorrer para a sua solidificação como homem e atleta. Que me interessa “escravizar” crianças para encher o meu ego de um treinador “vitorioso” sem qualquer critério de ensino/aprendizagem. A formação é para alimentar as equipas seniores, no campo desportivo e para ocupar saudavelmente os tempos livres dos Jovens, baseado em regras, condutas, deveres e obrigações. Saber partilhar espaços em atitudes colectivas comuns. Nem todos podem ser como o Cristiano Ronaldo ou como o Messi. Mas na formação temos que incrementar etapas, como quem vai para a Escola aprender as vogais junta-las às consoantes, formar palavras e construir frases… ...
Na formação sou um treinador mais perdedor que ganhador. Orgulho-me, de alguns atletas que andam agora por aí em equipas Juniores e Seniores com algum talento. São, alguns valentes, anos de Futebol… mas agora acreditado com o NIVEL II de Treinador de Futebol 11/7. No encalço do Nível III.
MISTER JORGE GONÇALVES