Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

+ 54% para alimentar o ego. É maior de 18 anos...

A retumbante vitória do Comendador Jaime Carlos Marta Soares na Liga dos Bombeiros Portuguesa – mais de 54% dos votos expressos - demonstra a capacidade de se fazer rodear de pessoas influentes e ainda a “bonomia” com que é visto perante os seus pares.


Não lhe nego, bravura, arrojo e acareamento individual perante “o teatro de operações”. Tem manejo para tal engenho. Como cidadão só me resta dar – lhe com algum engulho de boca os parabéns e com um cínico sorriso as minhas comiserações. “Quanto maior a nau maior a tormenta.”


Corria no espaço universal da internet rumores, que no fim do acto eleitoral, houve cordas e lagartos por causa da idade do pré-histórico autarca do Distrito de Coimbra. Mas, lido o artigo 16º (Requisitos Gerais para Candidatura) para Liga do Bombeiros Portugueses, dissipei as dúvidas então levantadas. –“ …que não podia exercer o cargo porque tinha mais de 60 anos… mas que existia uma prerrogativa que lhe permitia exercer tal função até ao 65 anos… Ele tem 68 aninhos…” Sem conhecer os Regulamentos Internos…Ostenta as exigências dos Estatutos na sua alínea “a)… e b) – Sejam maiores de dezoito anos. “ O Homem soma e segue. Mais um cargo para o Currículo vitae. Mais um penacho e galanteio para o seu universal ego. A Confraria da Chanfana também dá jeito para se fazer uns conhecimentos e amizades... Também quero expressar que tenho o pressentimento que “conveniências” e outras “manigâncias “ vão ser cobradas e entregues. Vendo a sua lista de “tubarões” e a sua Comissão de Honra onde o seu Compadre Padre Melícias é o primeiro a dar a cara, cuja reforma na terra é de 7450 € por mês. Uma bagatela para quem poucas vezes vi de sotaina. – “Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos.”Quando no Reino de Deus existem filhos... destes o que dizer dos outros filhos…!?


Receio o que a ousadia do impoluto Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja irá amargar na pele. E outros que o afrontaram.


A pouca vergonha de querem fazer desta democracia um banquete de meia dúzia é uma escandalosa vergonha porque ela descreve-nos que parece que existem indivíduos insubstituíveis. Estamos pior que no tempo de António Oliveira Salazar.


Mais uma vez tenho que falar no saudoso e incorruptível Cidadão: José Luís Saldanha Sanches.


Senhor Bastonário das Ordens dos Advogados ajuízo, que vou precisar dos seus préstimos. Podemos escrever só num livro de actas as nossas diligências...caso seja necessario!? Eu "conheço" dois livros de actas para as mesmas coisas mas com assinaturas diferentes.


No reino animal: existem manadas; existem exames; existem varas; existem cardumes e existem bandos… … …


Aplaudo veementemente estes animais. E devoto pouca consideração e estima a tão valorizado prebístero e sócios.


JORGE GONÇALVES