Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ENTÃO VAMOS A UMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA?

Vila Nova de Poiares é um caso à parte na crise que assola o País. Três vereadores a tempo inteiro. O profissional “autarca”; a Vice sem estatuto e uma outra vereadora. Consta – se que azafama é de tal ordem que o Concelho tem – se desenvolvido em quatro vertentes pessoais:




1. O profissional “autarca” vai-se pavoneando em comezainas e na gula de aumentar o seu curriculum vitae. A Confraria da Chanfana tem sido o “púlpito”para o comensal aparecer em tudo quanto é órgãos de comunicação social. Agora com a candidatura à Liga dos Bombeiros o homem nem dorme e passa mais tempo a gastar gasóleo à conta do orçamento que a escutar o povo que o elegeu como seu representante. Existem Aldeias no Concelho que não vêm tal figura desde as últimas Eleições Autárquicas. E as vezes que por cá anda é para expandir a sua veia de “arquitólas” mudando o perfil do Jardim de Santo André conforme os achaques… e mandar empurrar o lixo da Cova da Farronca para sitio mais discreto (?).





2. A Vice está enclausurada, destituída de todos os seus ”títulos”. O profissional “autarca” vê nela uma espécie de “nem estou contigo nem contra ti… mas mais para o outro lado… ”. Para mim estava na hora da Sra. lhe dar um bom pontapé no rabo e manda-lo às malvas. Ou ficava como o fiel da balança, e colocava o profissional “autarca” a perfilar pela direita ou pela esquerda conforme a Sra. entendesse por consciência. Ou mantinha o seu cargo de Vereadora e regressava ao seu posto de trabalho, mas sendo Independente. Junte – se a nós ao Grupo Poiares na Cidadania. A Sra. tem muita categoria e era muito bem recebida por todos nós. E não somos tão poucos como isso. E nós temos a noção do peso político e social que a Sra. Vereadora absorve dos Eleitores de Vila Nova de Poiares. Depois uma pergunta indiscreta: - A Sra. Doutora já sabe que não é a escolha do Profissional “autarca” para lhe suceder. Já sabe qual o matraquilho que ele nos quer fazer engolir. Vamos supor que a Sra. Doutora estava interessada a ser candidata ao Município. Pela lógica democrática e partidária era a Sra. Doutora. Então vai fazer o quê!? Pense bem. Seja astuta. Está a lidar com um animal político completíssimo. A Sra. Vereadora revê – se na pouca-vergonha que é o facto de o Município só ter dinheiro para “dar” á Confraria da Chanfana e para a ADIP – Associação Desenvolvimento Integrado de Poiares. Pelo menos que pague aos nossos concidadãos: Industriais; Comerciais e empreiteiros para dinamizar a nossa economia.





3. A outra Sra. Vereadora - desconheço que pelouros lhe estão atribuídos – só sei que passa cheques. É uma política de carreira. Desconheço – lhe qualquer actividade social em prol de Vila Nova de Poiares e dos seus cidadãos. Fez o seu percurso político na sombra do profissional “autarca” e como tal deve cessar o seu percurso com ele. Nada me move contra a Sra. mas pragmaticamente a política é assim. E mais agora que a Sra. Vereadora está com a esferográfica numa mão e o livre de cheques na outra a fazer o que o profissional “autarca” manda: - “…passe ai dois cheques uma para a … e outra para a…”. E a Sra. Vereadora “ esmola” a Confraria da Chanfana e a ADIP- Associação Desenvolvimento Integrado de Poiares. O povo está cansado desses devaneios orçamentais e do empolamento da rubríca “outros”. Não lhe gabo as sortes que lhe calharam. Vá ao terreno e fale com o povo e veja a realidade e convença o profissional “autarca” a entronizar imensas famílias na Confraria da Chanfana, que começam a passar inúmeras privações. Quero dizer fome. Desculpe a minha sinceridade mas em Vila Nova de Poiares a sua militância política no sistema… terminou.





4. Aproveitando o balanço e olhando para a Assembleia Municipal está lá uma Sra. Doutora que me diz muito como pessoa e autarca. A Sra. Presidente da Assembleia Municipal. Mas tem que colocar o dedo no nariz do profissional “autarca”. As Assembleias estão a descambar para intervenções a raiar a “obscenidade” e ofensa da honra dos visados como nunca aconteceu. Sei que a Sra. Doutora é uma pessoa de bem que não gosta de confusões – e que muitas vezes não se espelha em tão “podão” teatral - mas as coisas vão mudar de rumo. Não sabemos se Vila Nova de Poiares continuará a ser Concelho. Atente-se nas palavras do representante do Governo aquando da inauguração do Centro Educativo de Santo André. Sobre as: … “vacas sagradas” da nossa democracia. Nem sabemos ainda com quantas Freguesias ficamos… As palavras “vacas sagradas” – foram ditas pela primeira vez, no contexto nacional, cá.




Reconheço – lhe, categoria para ser candidata ao Município de Vila Nova de Poiares. Expresso já publicamente por mim, noutras ocasiões. Mas os matraquilhos são uma porra! A Sra. Doutora não pode deixar que esta situação de prepotência se mantenha por muito mais tempo. Tem que agir. Para bem do nosso Concelho e dos nossos concidadãos… E a Sra. Doutora faz falta a um novo contexto de estar e fazer política. Se esta situação se mantiver a Sra. Doutora será aglutinada por esta onda nefasta que se está a tornar o “desgoverno” do Município. A Sra. Doutora, através do Regimento da Assembleia Municipal tem poderes para realizar uma Assembleia Municipal Extraodinária e eu confesso que gostaria de ver discutidos estes pontos:





Como cidadão tenho o direito de saber qual é o montante da divida do Município de Vila Nova de Poiares.




- Qual é o seu valor real?




- Quantos são os processos judiciais que decorrem na Justiça abertos por fornecedores e servidores do Município, e o seu montante base e dos juros que decorrem?




- Quanto é que o Município pagou aos advogados que representaram o Município em pleitos já transitados em julgamento?




- No primeiro semestre deste ano quais a obras realizadas e concluídas?




- Quanto dinheiro foi transferido para a Confraria da Chanfana?




- Quanto Dinheiro foi transferido para a ADIP - Associação Desenvolvimento Integrado de Poiares.




- Quais as Diligências efectuadas pelo Sr. Presidente no Exercício das sua Funções?




- Quanto custa ao erário público a manutenção do Pavilhão Multiusos "instalado" no Universal Parque - Zona Industrial de Poiares?




- Qual as deliberações aprovadas pela Assembleia Municipal que exigem que as crianças do Ensino Básico paguem transporte?




- Quanto gasta em combustíveis mensalmente. Se só são o carros do Município ou existem outras Instituições que podem abastecer?




- Quanto devem ao fornecedor do combustível?




- Qual o ponto de situação das Piscinas Municipais? Ouve ou não um Grupo de Funcionários do Município que pretendiam falar com o Sr. Presidente sobre o assunto, e Vossa Excelência, nem lhes passou confiança?




- As obras que decorrem no Jardim de Santo André, está tal e qual o seu projecto inicial? - Quanto recebeu do QREN?




- Quanto é que o município gastou com a campanha do "Chanfanix" e da Chanfana nas 7 Maravilhas da Gastronomia?




ESTÁ NA HORA DO PROFISSIONAL "AUTARCA", PROVAR O SEU REAL VALOR.




ACEITA OU NÃO ACEITA UMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA?




OS SEUS MEMBROS CERTAMENTE ABDICAM DAS SENHAS DE PRESENÇA.




E MUITOS POIARENSES FICAM COM ESTAS DÚVIDAS ESCLARECIDAS.




JORGE GONÇALVES