Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A DECADÊNCIA DE UMA DEMOCRACIA DECRÉPITA…

No facebook começaram agora a aparecer uns afoitos, com uma coragem literária de louvar. Descrevem situações. Questionam opiniões. Fazem juízos de valores. Blá… blá… blá… Mas qual é o seu sítio na barricada? Procuro-os nas ruas da nossa terrinha e aldeias e não os vislumbro. Depois de uma análise mais apurada – sem muito esforço – só os pressinto, por detrás de um computador a teclar… a “resistir” e residir vem longe de cá. Porque se todos os dias tivessem que dar a cara, alguns deles não tinham sequer a destreza muito menos a coragem para calcorrear os passeios desta mentecapta democracia monoteísta com visíveis tiques de oligárquica. O que o Dr. Artur Santos e o Dr. Luís Novo passam nas Reuniões do Executivo não são disposições surreais descritas para dar ênfase aos textos da Dra. Carla Lima. Infelizmente são tão reais como, são situações dantescas, de uma prepotência sem limites a raiar a insanidade política. Com o beneplácito de todos os presentes… Na Assembleia Municipal o cenário é idêntico, tal político, continua a ter protagonismo. Viola a mais basilares regras de tão prestigiado Órgão Deliberativo, manipulando a Mesa a seu belo prazer, dá o dito pelo não dito, faz discursos a raiar a pornografia… chama o porta-voz da bancada que sustenta esta palhaçada política, para fazer de papagaio da sua vontade. Pasme-se quem é tal iluminado “tribuno”, nem mais nem menos que o guarda-livros das Instituições Regimentais, e que nos quer fazer engolir para lhe tapar o tampo do seu mando, nas eleições Autárquicas de 2013. Depois também confesso que já não tenho pachorra para indivíduos que escrevem contra estas acrimoniosas atitudes com o rosto tapado ou com bonecos a denunciar a sua presença.


Este texto, que escrevo é para denunciar publicamente o apreço que nutro por estes Jovens Eleitos que estão no Órgãos: Executivo e Deliberativo com a sigla do Partido Socialista. Pertinentes. Bons tribunos. Bem documentados. Trabalham em equipa. Estão a fazer uma oposição séria e responsável. O espaço antagónico é amorfo. Subserviente.


A história irá co-responsabiliza-los nesta ida para o sorvedouro que nos espera. Se estou a mentir, basta pedir as actas desta Legislatura e ver a intervenção dos seus acompanhadores nesta circense “democracia”. Não sou Socialista. Defendo uma candidatura de um Movimento que enuncio como “Poiares na Cidadania”. Apolítico. Congregador de vontades. Que não se deixe manipular por aparelhos partidários cooperativistas e indigentes. Basta ver a negociata em que a Reforma do Poder Local se está a tornar pelo bloco central: PPD/PSD + PS. É o dinheiro dos nossos impostos que alimentam estas “esquadras” de gente medíocre que se refugiam neles. Entram para lá pobres, retiram-se de lá ricos... Precisam de uma valente purga…


Existem pessoas capazes de pegarem no leme de uma Candidatura Independente e leva-la a bom porto. Eu estarei de fora como um verdadeiro entusiasta, assim como um opositor declarado a este estado de realidades insofismáveis.


JORGE GONÇALVES