A minha preferência e inventado vaticínio para as meias-finais do Euro 2012 - “já era, foi-se”. A Selecção Nacional Francesa fez as malas e “ala que se faz tarde”. O meu prognóstico esfumou-se. Outra realidade emerge do meu “erro de cálculo” – Espanha. A realidade é essa. Boa realidade – diga-se - já que temos que jogar a meia-final. Como tal, temos adversário, para jogar noventa e picos minutos, ou para jogar, cento e vinte e qualquer coisa minutos, ou para efectuar pontapés de grande penalidade. Iremos suar a camisola para tentar diluir as intenções do Sr. Platini.
Antevejo um jogo tremendo. Um jogo tenso. Um jogo de muita adrenalina que obviamente cultiva um pendor mais tendencioso no prognostico para a Campeã Mundial e Campeã em titulo: - Espanha.
Sr. Platini, eu posso dizer isto e escrever, o, Sr.com a vestidura que traja, não. Assim Sr. Platini estarei atento ao seu, semblante, e muito em particular ao seu anti-portuguesismo bafiento, quando se fizer circundar pelas altas individualidades dos dois Países. Aconselho-o a não se descuidar e assentar mais de costas para uns do que para os outros. Isso pode ser um sinal… No entanto também posso decifrar que se estiver assentado direito na cadeira esteja a preconizar o inicio do seu “plano B”. Em suma Sr. Platini, usarei cognitivamente a parte aleatória e imprevisível – em que um jogo colectivo é fértil – para o mimosear com “devaneios” porque sim e porque me apetece. O senhor – no figurão que luxa - pôs-se a jeito, para isso.
Aguardo uma excelente arbitragem – se houver coisa – quero uma igual ao jogo da Croácia/ Espanha. Pender sempre para o mesmo lado, entre muitas interpretações que origina, também contribui para dar muito nas vistas. Depois do que o Sr. “engodou” outra alternativa não nos resta, senão lançar a cana com o anzol e pescar a frase: “ além do sopro do árbitro a cirandar no apito, aqui há dedo do Sr.”.
Que “as piscinas” – leia-se, quedas – de todos os jogadores sem excepção tenham a mesma interpretação. Normalmente existem umas “prima-donas” no meio da sala - leia-se meio campo - que ao mais lento… vento, desequilibram-se. Aqueles executantes de eleição que são oriundos, daquele Clube que tem sempre 14 jogadores “muito melhores” que o nosso Cristiano Ronaldo. Esses craques, quando manietados, atiram-se para o chão. Creio que por birras. Ou coisa assim…
Desconfio que antes de o jogo começar deveríamos verificar com exactidão científica, se o campo oscila em inclinações para a baliza do Rui Patrício e se as suas dimensões aumentam após os seus ferros constatarem o odor da sua presença! Existe muita tecnologia nestes novos estádios de futebol. E o Sr. Platini a assobiar para o ar… a arguir um arbitro da linha da baliza de ser um cegueta. Porque é contra a tecnologia se intrometer a corrigir erros que colocam a verdade desportiva em causa… já que muitas vezes eles persistem por negligência humana. Dá jeito, não é Sr. Platini? Mas olhe que só retarda o que obviamente é o óbvio.
Também anui, do meu dizer, Sr. Platini que tenho uma parte considerável de idiotazita. Mas eu sou um adepto corriqueiro da tribo do futebol. O Sr. não. Deveria dar-se ao estatuto.
Em suma, faça o que o Sr. fizer, é, sempre da minha parte susceptível a ser criticado e colocado a lavar sempre com a roupa suja.
… … …
Jorge Gonçalves