VISITAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

QUEM FALA ASSIM É: - "DINOSSAURO"

"Jaime Soares, o mais antigo autarca português, não tem problemas em criticar a reforma autárquica que está em estudo: "Considero a lei aberrante e antidemocrática", disse ao Expresso.


Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, eleito pelo PSD, "está a retirar-se aos cidadãos o direito de escolher quem administra as autarquias". O autarca concretiza: "A democracia trouxe-nos a liberdade de tomar as nossas opções."


Jaime Soares sustenta que a limitação até três mandatos para os autarcas só faria sentido "se todos os cargos da Administração Pública fossem abrangidos". Recordando, por exemplo, o regime dos deputados e dos dirigentes regionais, onde não existe limitação, o autarca defende que "a lei devia colocar todos no mesmo patamar".


A possibilidade de um autarca, no fim dos três mandatos, se candidatar a outra Câmara, leva o presidente de Vila Nova de Poiares a perguntar: "Ao fim de três mandatos as pessoas perdem as qualidades ou mudam? Se não serve para uma Câmara, não serve para outra".


"Autarquias fazem com um euro aquilo que o Governo faz com quatro"


Recusando aceitar que se considerem os autarcas "como os maus da fita", o membro do PSD diz que "esta lei foi feita em cima do joelho" e que "há um lobby por detrás da mesma".


Acusando "os governos de atirar a desgraça do endividamento para os municípios", o mais antigo presidente de Câmara português diz que as autarquias, mesmo com cortes, "fazem com um euro aquilo que o Governo faz com quatro".


Jaime Soares sai em defesa das Câmaras Municipais e esclarece: "As autarquias foram, em Portugal, a alavanca do crescimento, cativaram investidores e criaram postos de trabalho".


Ao fim de quase 40 anos de liderança, Jaime Soares acredita "que o poder central está cada vez mais poderoso" e "que esta já não é a revolução do poder local".”


EXPRESSO 04/02/2012


Concordo com o sr. Autarca em questão, quando diz que deveria ser para todos os cargos da Administração Pública.


Nunca estive tão de acordo com o sr. Autarca… … … (bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não o que ele faz). No entanto dou ênfase a uma frase que fiz o favor de sublinhar no texto original. Mais uma cambalhota de 360º “degraus”.


JORGE GONÇALVES