Numa sala que é denominada de Salão Nobre, a sala que honra socialmente quem visita o nosso Concelho… aonde se decide o presente e futuro do nosso destino, consta-se que na segunda-feira virou, uma açougada estridulosa. Saltou do seu debilitado altar o “deus” enfeitiçado e cristalizado. Num impulso, intempestivo abalroou, um Vereador da oposição, ao qual lhe arrancou o casaco sem qualquer rebuço. Levantou um dos seus pecíolos de porcelana cerca de vinte centímetros no intuito de agredir (?) quem lhe pedia satisfações e esclarecimentos sobre o Baldio de Vale do Penedo. Como pode ser efectuado a sua escritura por usucapião? Nunca esteve em causa o que se pretende lá instalar. Sim, o deficiente, caminho, que se está a percorrer… O Município quando qualquer cidadão não cumpre com as regras ou doutrinas estipuladas … exige responsabilidades e aplica coimas… Ou estou a delirar!? Aliás, para que serve a Policia Municipal!? Porque muitas das vezes embarga obras!?
Enfim, a insensibilidade de tal criatura raia a total incontinência política. A sua postura política bipolar denuncia que tem duas faces como o feijão-frade. Agradável e jubilosa para os comensais que entroniza cientificamente. Os seus anjinhos de abrigo. Aqueles que lhe colocam as mãos em dias de aflições, para o manterem ainda no estado de eleito hirto e firme a cada borrada que faz. O que ultimamente são imensas, tal a previsibilidade de acção. Olhe que alguém já falou que a “…sociedade…” vai levar uma purga. Ponha-se a pau. E para a fotografia da posteridade. E a agressiva e destrambelhada para os que considera os “arrendados” da sua coutada. Aqueles que lhe colocaram e delegaram nas suas mãos a sua confiança. Ou que no pleito democrático não se revêem nas suas diatribes políticas. Os quais indirectamente também contribuíram para usufruir do lugar aonde está… Porque originaram a mobilização das suas hostes... uns por interesses obscuros, outros - a esmagadora maioria - ingenuamente. Porque ainda não decifraram o animal politico, que na ascensão da palavra o é. Porque afirma a bochechas cheias que “é o Presidente de todos os Poiarenses”.
Os seus achaques tornaram-se ainda mais redutos e córneos após o Sr. Presidente da República lhe ter entregado como quem dá pão a um mendigo a “encomenda” de Comendador. As diligências efectuadas a nível partidário e por pessoas proeminentes foi tão evidente… que até dá dó... Agora não só tem o rei na barriga… sofre de distúrbios políticos no delírio de lá conter toda a família do soberano.
Na próxima Reunião Pública do Executivo se for compatível com um horário após assumir os meus compromissos… Lá estarei para ver se também será tão afoito - em coscuvilhar o meu casaco - após lhe colocar algumas questões de índole e interesse público. Assim como alimentará e consumará os burburinhos que me têm chegado aos ouvidos!
Ao Vereador que se viu “espoliado” do seu casaco a minha solidariedade. Espero que não tenha tido a mesma sorte do Baldio que querem anexar ao “espólio” com a arte e engenho de usucapião.
JORGE GONÇALVES