VISITAS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

BOLETIM MUNICIPAL - Algumas verdades "no caminho do virtual".

O Boletim Municipal nº2 de 1999, página 14, começou - se "... a criação de um"lobby"(?).

Aliás Boletim Municipal extremamente bonito – tem a forma do nosso Brasão. Na página 19 “Entrou ao serviço” – um novo carro do lixo. Na página 25 destaca – se a “1ª Volta ao Concelho de Vila Nova de Poiares em ciclismo”. Grande mentira – digo eu – não passou nas Lavegadas. “O vencedor foi Ricardo Costa do Barroselas…” Na página 75 (2 Novembro 1988), vira – se e na página 76 no terceiro item “ Concurso Público: Empreitada “ Construção de dois Bairros de Habitação Social (1.ª fase – 26 fogos no lugar de Pinheirais; 2.ª fase – 14 fogos no lugar de Vale de Gião) em Vila Nova de Poiares”… … … … Página 79 (14 de Dezembro 1988) – “Venda de Terrenos à A.D.I.P.”… … “Venda à A.D.I.P. do edifício do futuro Centro Difusor de Artesanato e Outros”… Pagina 81 “Concurso Público da Empreitada da Construção de dois bairros de Habitação Social – Adjudicação”…. “…a empreitada referenciada ao concorrente classificado em 1º lugar “ A. Batista de Almeida, Lda.”, pelo preço global de 299.521.588$00 … …”


No Boletim Municipal nº1/ 1997,( DUAS DECADAS DE HISTÓRIA) página 16 (23 de Abril de 1988) "Prof. Aníbal Cavaco Silva, Primeiro Ministro" ... esteve em Vila Nova de Poiares. Página 19 (2 de Junho de 1990), "Presidência Aberta" Ao Distrito de Coimbra" "A passagem do Presidente da República, Dr. Mário Soares... ficou assinalada com a colocação da primeira pedra do Centro Coordenador de Transportes, obra orçada em 40 mil contos."Página 21- Centro de Apoio à Juventude, inaugurado pela Secretária de Estado da Juventude. "A Juventude tem sido uma das grandes paixões da Câmara Municipal... ... O CAJ - Centro de Apoio à Juventude está instalado no edifício da Junta de Freguesia de Stº André (Poiares), juntamente, com o Centro Jovem". Página 40 - Uma obra de Futuro / Parque e Complexo Desportivo Municipal. Um texto importante.


A nossa história está bem designada entre o feito e feitio da obra e o virtual da realidade no contexto surrealista das coisas.


Ao falar ao acaso nestas páginas é mera coincidência, é o espevitar a matéria dos factos no desígnio da dicotomia: verdade / mentira.


JORGE GONÇALVES