"Caros amigos e cidadãos de Poiares, hoje na Sessão de Câmara aquando da palavra à vereação, o vereador Artur Santos, falou na preocupação e problemas ambientais, que aqui já comentamos e vimos, da chamada "cova da farronca"/lixeira céu aberto a caminho do Pinheiro. Cumpre-me informar-vos, porque achei curiosa, a resposta do Sr. Presidente a este assunto e que foi a seguinte: - “...Isso é consequência de um ditadorzinho (zinho porque deve conhecer maiores) chamado José Sócrates, aquando de secretário de estado, ministro do ambiente e primeiro-ministro, acabou com as lixeiras, o que, eu acho bem, no entanto impediu o acesso das câmaras aos fundos para tratar deste assunto e, como a câmara verificou, tal como noutras localizações, que ali as pessoas depositavam lixo indiscriminadamente, colocámos uns contentores, que a nossa previsão na altura, cobririam o lixo que ali se deposita-se num mês que é quando se procede à recolha, no entanto verifica-se que duas ou menos semanas já aquilo está atulhado e colocado de forma pouco cívica, mesmo com avisos da polícia municipal. Não podemos fazer mais, por isso, aconselho o Sr. Vereador a, uma vez que é tão benevolente e preocupado com o ambiente e as populações,a ir-se lá instalar e procurar ensinar e sensibilizar a população a depositar o lixo... seria certamente importante esse seu trabalho e eu até lhe mando colocar lá uma cadeirinha e um chapéu de sol para ficar mais bem instalado... .... ...”
“AGORA, COMENTEM O QUE ENTENDEREM SOBRE ESTA RESPOSTA, EU NEM CONSIGO EXPRESSAR NADA.....mas quis que soubesse a resposta às vossas/nossas/ preocupações...”
Correio electrónico que recebi de uma Jovem pelo qual nutro muita estima. Pela sua inteligência, pelo seu carácter, pelo seu charme pessoal tanto na sua elegância feminina como no saber estar em cidadania. Doutora Carla Lima. Concidadã, na minha perspectiva temos que analisar tais afirmações em três partes:
1. Que embora eu considere o Engenheiro José Sócrates o pior primeiro-ministro do pós 25 de Abril de 1974. Que deveria estar a responder pelos delitos políticos que colocaram Portugal neste posso sem fundo. Ele e o seu ministro das finanças. Porque nos induziram em mentiras e trapaças e nós agora estamos a pagar pelos seus crimes. Tenho a dizer que o Sr. é único - não pode haver igual no seu ego - quando cinicamente fala de quem quer que seja. Basta verificar que lhe chamou “ditadorzinho”. Sra. Doutora ele tem que demonstrar que é sempre melhor e maior em tudo. Para se definir tal individualidade a palavra tem que ser no adjectivo superlativo absoluto. Exponencial. Com o “ão” em espiral… … … E as coisas são o que são!
2. Que com o dinheiro que gasta no seu capricho mor: a Confraria da Chanfana; e no edifício “dela” que nem é laranja nem verde e na rubrica “outros”. Se fizesse campanhas de sensibilização junto das populações “não colocava o civismo de muita gente que nele votou em causa” em suma de todos os Poiarenses. Mas ele não tem tempo para isso…
3. O problema maior e para mim o cerne da questão é que o Município tem uma divida quase “universal” a quem faz a reciclagem do lixo no Distrito. E eles dão prioridade de recolha dos resíduos aos Municípios que menos devem e que vão pagando. Retiro da sua intervenção a sua inércia e já a sua patente falta de ideias em resolver determinados problemas…Valorizando o convite feito ao Sr. Vereador Artur, e aproveitado a delicadeza de instalar “uma cadeirinha e um chapéu-de-sol para ficar mais bem instalado”. O Grupo Poiares na Cidadania corrobora dessa amabilidade e irá efectuar turnos para dialogar com os Poiarense aonde procurará sensibilizar de uma maneira pedagógica e cívica como tratar os resíduos sólidos e como o acondicionar. Demonstrando-lhes também olhos nos olhos que existe lixo que já não têm resolução. Nem para reciclar presta.