VISITAS

quinta-feira, 16 de março de 2017

Um de dois escritos como cidadão. "O EUCALIPTAL"

Ao longo de vários anos – muitos mesmo – alertei para o eucaliptal em que se estava a tornar o PPD/PSD em Vila Nova de Poiares. O grande líder segregava, desautorizava, desacreditava tudo e todos. Rodeou-se de um séquito que muitos deles eram da quinta divisão da terra de ninguém. Para se sustentar no poder estendia a mão a simpatizantes de outros partidos dando-lhes inclusive algum protagonismo. Quem o questionasse ou enfrenta-se democraticamente no partido o qual lhe serviu de albergue era perseguido por delito de opinião e intimidado politicamente…
Em 2013 fez uma desastrosa sucessão no partido. Impingiu o seu candidato. E com uma inabilidade birrenta fez uma campanha como fosse transmitir o seu trono. E foi um “holocausto” politico que degolou indiscriminadamente inocentes e acólitos. A única que se salvou a esta “chacina” politica chama-se Cláudia Feteira. Mas anda por aí discretamente…  de consciência tranquila, e de paz consigo mesmo.
Não se vê uma estrutura a funcionar e vamos reparando que pequenos grupos locais oriundos das listas de 2013– às Freguesias – vão gerando as listas a apresentar aos eleitores. Salvando-se aqui as Lavegadas pela hipótese do seu líder poder continuar. Na Arrifana já há candidata oriunda do actual Executivo.. Denotando-se que as Freguesias de Santo André e São Miguel, respectivamente a coisa não está nada fácil. Existem convites debelados, insinuações de candidaturas postas a circular. Mas se calhar lá terá que sobrar para os mesmos...! 
Ao Município fizeram uma sondagem “camuflada” sem alguns dos Doutores intervenientes saberem, sendo a única figura que não era inocente neste laranjal, já advir doutros períodos “poliópoliticos”. Os eleitores sondados acharam a grosso modo o sumo muito azedo. Sabe-se que um dos “impingidos” não gostou das companhias – diga- se do abuso - e “desandou” mais para um jardim cheio de rosas.   
À Assembleia Municipal consta-se que existe um que se encontra disponível – para fermentar para qualquer nova plantação de laranjeiras futuras - mas porque o protagonismo lhe foi trespassado subtilmente na missão para que foi eleito. Como um passarinho que voou e lhe deixou a carta a levar“a Garcia”.
Após as eleições do dia 4 de Março e a instalação dos eleitos para os lados de Alvalade, existem no ar conversas por telemóvel afáveis, meigas, conciliadoras…E tantos nãos como resposta se ouvem pelo ar a competir com o vento que se aproxima a melancolia de um tempo cheio de nuvens e aguaceiros.que não augura nada de bom para o laranjal!   .
Na história deste partido nunca se demorou tanto a apresentar os candidatos. E nunca se viu tanta gente a ficar-lhe indiferente. E isto tem um responsável e meia dúzia de aios.
Aios esses que também agora sabem dizer não.
Viva a Democracia e o seu pluralismo!