VISITAS

AS BOAS SUGESTÕES SÃO PARA SE “PLAGIAR”

Num destes dias ao ler os Periódicos: - Diário de Coimbra e Diário AS BEIRAS. Fiquei estupefacto – ou estúpido de facto – com uma notícia que advogava a intenção de um cidadão com responsabilidades partidárias a nível nacional, no seu concelho e que as já teve a nível Distrital, projectar uma candidatura ao Município das Tricanas e Doutores com reminiscências de rebeldia. Ou seja mesmo que fosse contra o seu partido.
Dei comigo a pensar e cochichei comigo mesmo: - que homem de coragem!
Meditei sobre o assunto. E como fui já precursor e mentor de uma candidatura Independente ao Município da minha residência, que de tanto ser abanada “abortou”… tomei em consideração tal hipótese e considero que é uma boa solução para as próximas Autárquicas. O meu concelho está a precisar de homens e mulheres deste calibre.
Temo que os candidatos a propor ao Município pelo Partido eleito não devam passar de “matraquilhos” manobrados… com tiques oligárquicos e com cheiro a “alfaiate”.
Assim como também não vejo, nos eternos derrotados, ninguém com cariz e personalidade para se colocar ao lado do “tal homem coragem”. Uns são ressabiados… Outros são corpo para encher a lista… Só actuam um mês antes das eleições e colocam – nos na frente dos olhos cromos que não conhecemos de colecção nenhuma. Pedem-nos o voto em troca de um saca-rolhas e outras coisas do género…
Confesso que fiquei tão emocionado, com tal bravura, que não posso deixar passar tal legado…
Amigos, companheiros, camaradas e cidadãos, abandonem as vossas filosofias e dogmas e em uníssono façamos uma candidatura INDEPENDENTE ao nosso Município.
É certamente um acto de coragem.
Agora ando um “fóssil” para essas coisas - e neste momento em consciência não o faria por motivos pessoais e vicissitudes da minha vida familiar que me debilitam tanto como pessoa como cidadão. Mas longos dias fruem cem anos. E até lá muita água correrá debaixo das pontes.
Mas existe muito boa gente em ambos os lados da “barricada” para formalizarem uma candidatura. Estão “calmos” porque não se espelham nesta dicotomia de fazer política...
Há um cidadão(a) que se candidatar sabe que tem o meu apoio incondicional… e também sabe ser consensual em muitas franjas da margem de lá… Quando for o tempo certo avance. Que os cidadãos livres estarão unidos consigo.

Atenciosamente,
Jorge Gonçalves