VISITAS

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tanto progresso “pros – escrito”! (1)

Dei por mim a recapitular que existe reinaugurações em cima de inaugurações às paveias e molhadas.
Dei por mim a constatar atribuições a granel de insígnias a tortos e a direitos. Banalizou-se o mérito e a excelência. Que quase os outros dezasseis Concelhos – que sobejam - deste Distrito não pediram peitos para chapar tantas medalhas como o… que nesta enciclopédia, soma os dezassetes.
Dei por mim a enxergar que nos querem fazer crer que vem aí gente nova, sem nada a haver, com o conter desta fraude condómina e emblemática de anunciar a feitura e usufruto de delírios insípidos e jurássicos, tais como: - museus; estalagens; aeródromos; campo de golfe; praia fluvial; desfraldar e agrilhoar piscinas; o arribar e sonambular do centro cultural; o acenar sim a atribuições de fundos maneios porque sim… a instituições regimentais; de estar instalado a instalar do pavilhão multiusos…; das “n” comissões de toponímia (abortadas) e dos nomes alcunhados às dúzias para cada rua, conforme a relevância da criatura mais proeminente ou da coisa mais insólita que por lá se estaciona; das cabrinhas intituladas “bombeiros” na serra... E upa, upa de outros desvaneios… e petas.
Que o Concelho numa papeleta cerimoniosa de seu papado XV, pagina 12, 6 – “Garantia…” “… expressa declarativamente na garantia da idoneidade financeira…” “…na posição de responsável solidário…”. Coisa de monta a juntar á divida existente…  
E dei comigo a ler a perífrase do “megafone” disto tudo que as justificando foi semeando estas lavras em actas… atando-as “há” sua sombra.   
Então as suas comendas em prol da comunidade ultrapassam tudo. Meras e únicas velocidades!
Gostava de ouvir a sua versão destas “realidades” em vestimenta de candidato.
… …
Pilatos, ainda lavou as mãos…  
Ouso dizer que lorpa, não sou. Mas tenho uma parte estupida muito evoluída.  

Alberto de Canavezes.