VISITAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Haja peito para a medalha e para suster a vergonha.


(este excerto de um texto faz parte do meu Livro / Lata e latões! Escrito "há" bué de tempo).
… … ... ...
- Não sei o que mais havemos de fazer para solucionar esta tormenta que nos aflige. O dinheiro está escasso e cada vez mais estamos a viver num aperto. Se isto não mudar, só nos resta penhorar o ouro que era dos avós.
- Não, mãezinha! Isso só em último recurso. Olha, se me permitires um reparo, tens aí uma medalha de ouro, a que tu nunca deste, grande importância, e que podemos vender a um colecionador ou mesmo vender a um joalheiro.
- Não me tinha lembrado disso, Medriquinhas. Mas perece-me uma boa ideia filha. Uma boa ideia mesmo, filhota.
… …
… …
- Medriquinhas, não temos alternativa temos mesmo que nos desfazer da medalha. Não recebi o subsídio de férias e temos o seguro do carro para pagar entre outras coisitas e não temos escolha.
- Ok, mãezinha, podemos ir amanhã ao joalheiro.
- Sim, filhota mas aqui aos da terra não convém muito. As paredes têm ouvidos e as más notícias correm depressa.
- Pois havia de haver mais placas de limite de velocidade a proibir andar a mais de trinta…
- Vá deixa-te disso. Amanhã vamos à cidade e escolhemos um à sorte.
Feito isto a mãe da Medriquinhas, desencaixilha a medalha do Diploma e prepara-a, para a levar para um destino que na sua mente ainda era incerto. Ficaria aonde fosse mais rentabilizada.
Medalha linda que define a minha dedicação profissional em prol dos outros. Disse, para consigo.
… …
Estacionaram o carro junto à Loja do Cidadão… ao irem buscar o bilhete da taxa ao paquímetro avistaram uma loja que tinha como reclame, “ Ourivesaria, Penhores e afins”. Parecia ser a ocasião perfeita.
… …
(Entraram… e contaram… ao que iam).
Desensacada a medalha o senhor da loja, abonou um – Hum! Ora vamos lá ver esta!
- Mete os óculos de aumento acocorados na armação dos que usava e começou a analisar o objecto que distinguia a postura pública da mãe da Medriquinhas. Nisto, levantou-se bruscamente e gesticulando em direcção da porta, empurrou um: - Rua.
- Rua? Rua? Retorqui a mãe da Medriquinhas. Homessa!
- Sim. Isto alguma vez é ouro puro?
- Mas eu recebia como ouro. No Diploma diz que é ouro. Apre, que embaraço! O senhor é um charlatão que á minha custa quer fazer um bom negócio.
- Minha senhora não me provoque. Tome lá este bocado de sucata e vá pela cidade… inteira aos meus colegas e verifique o seu valor. Charlatão é quem lha deu como sendo ouro... ...
… …
... ...
(continua quando me apetecer destapar a história).
Alberto de Canavezes