VISITAS

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cidadania e mais Pluralidade para a Assembleia Municipal

Poderia usar o mesmo diapasão que usei para outorgar o meu voto para a Câmara Municipal, para ultimar a diligência do meu voto para a ASSEMBLEIA MUNICIPAL. Mas não o faço porque a especificidade do momento requer de mim uma auto-observação de propósitos e de referências. Assim sendo, não posso legitimar pelo coração e imanação daí saída, o meu voto. Para mim não chega esse sentimento afectivo e efectivo que me une a alguém que intrinsecamente: - amo, e me cala fundo. Obviamente que respeito a sua presença no pleito democrático mas não comungo das suas opções. E como tal, para o PPD-PSD (o Partido com que mais me identifico a nível Nacional) não irei conceder o meu voto. E se falo assim por razões de facto, mais razões tenho para desconfiar do grau de parentesco que fecunda a transição da Ambição para a Ambição Renovada. Taxativamente o filho do actual Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares está lá colocado como os adornos do presépio. Para mim é abominável. Não lhe conheço propósitos cívicos nem de intervenção politica, que não o perpetuar da linhagem para justificar a sua presença. Isto não é uma Monarquia, tão pouco uma doação de comando... porque o papá despacha. Julgo ser um atentado ao sentimento democrático e ao tribuno direito de o filho do cidadão mais comum partilhar do espirito da Republica como o eterno escritor Victor Hugo o impulsionou e todos os ditos republicanos de teoria e pratica permanente o advogaram e advogam.

Para mim não há insubstituíveis nem descendência de primazia.

Se para o Município vou delegar a minha representatividade na opção: - “A Mudança Tranquila” protagonizada pelo Partido Socialista na liderança de João Henriques. Para esta eleição específica (ASSEMBLEIA MUNICIPAL) – por isso é que existe um boletim de voto “uno” para as três eleições em causa – vou validar o meu testemunho no CDS-PP.

Faço-o por quatro razões:

A diversidade democrática exige a eleição de alguém que tenha uma nova visão de ver, ser, fazer e estar na política. E o Luís Filipe Santos tem esses predicados todos. Ao longo destes meses temos argumentado e examinado as coisas da política sobre Vila Nova de Poiares e observo-me nos seus desígnios e na sua intervenção pública.
 
O Luís Filipe Santos mantém uma sensibilidade social, politica e cívica sobre a humanização dos serviços públicos e a sua génese politica baseada numa realidade que também conhece. Sabe discernir e lutar por políticas de especificidade e descriminações positivas no intuito de minorar os seus impactos estimulando o seu direito de existirem sem colocar o todo predominante do Concelho em causa. É acutilante e representa um pensamento livre e moderno. Os seus conhecimentos académicos e profissionais são também, uma mais-valia.
 
Porque é necessário – para o futuro – experiências de divergência pluralista e fazer-se doutrina democrática disso. Saber personificar que no pleito da democracia não existem inimigos mas adversários. E nesse leque de observância consensualizar estratégias de compromisso e exigência. Não temos essa praxis instituída. Urge trazer para o cenário da política mais diversidade intelectual.   

Se não abundasse a minha ponderação nestes intentos relatados, eis que acrescento um, que para mim contempla a purificação do antemanhã - que ontem foi negado a muitos de nós - aos que ousamos questionar os caminhos que nos levaram a este embaraçoso encaminho. Constato a presença de alguém nesta lista do CDS-PP que me fez escrever isto, “Congratulo-me imenso com a presença deste Cidadão livre e de ideias claras, nas políticas, sobre Vila Nova de Poiares. Atesto a sua frontalidade, honestidade intelectual e desenvoltura cívica. Quem ganha com a sua presença e voz, somos todos nós…”. Falo do cidadão, Carlos Coelho.
Salve, ilustre cidadão!

Neste pensar a cidadania disponho da minha liberdade para expressar publicamente que o meu voto para a ASSEMBLEIA MUNICIPAL será delegado ao CDS-PP.
 
Como tal parabéns para mim! Já tenho mais um Candidato referenciado.
O meu Movimento de Cidadania está a ganhar alma e corpo. 
 
* Os meus arquivos continuam disponíveis para quem os quiser facultar.
JG