VISITAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

“O Jogo da Cabra Cega – Jogas Contente Mudo e Surdo, Património Imaterial”

Vai surgir em Vila Nova de Poiares um novo “Empreendedorismo” que um grupo de pessoas quer tornar também Património Imaterial. Aqui é um copianço nítido da “Tauromaquia Património Imaterial Poiarense“. Mas existe uma barreira entre ambas. Esta última intenção é uma metáfora, sem Escola Equestre, sem Ganadaria, sem Campinos, sem Toureiros, sem Bandarilheiros, sem Bois pretos, sem Vacas chocas, sem Praça, sem demais Cortesias. E só houve duas a três trompetadas, que reuniram alguns destes intervenientes… casuisticamente, por cá. Agora a do “Empreendedorismo” tem 37 anos. Trinta e sete anos que um “Centro” - tem instrumentalizado a massa do miolo de alguns “eleitos” - denominado J.C.M.S Jogas Contente Mudo e Surdo. Tal jogo é uma confluência de neurónios desempregados, preguiçosos, dados ao abandono, manipulados, abastardados e desavergonhados. A máxima é: - “eu penso, arranjo raciocínio, faço ruído, tiro retratos e em troca, tu levantas o braço e com jeitinho és entronado “à cabra cega”. E aqui surge “a pega de cernelha” (influências “traumáticas”) de tal grupo de pessoas querer tornar Património Imaterial: - O Jogo da Cabra CegaJogas Contente Mudo e Surdo.
E é verdade sim senhora, tal jogo, quase que compete com a matança tradicional do porco… com os enchidos das alheiras, chouriças e salpicões, com o curtume das peles de cabra e ovelha… com os cardeiros e o leite de cabra (= a queijo) e outras rusticidades rurais e urbanas da nossa história pró-antiga e pré-moderna.
Quem ousa fazer peito ao “Centro” fica com o eixo e o aro com os raios frouxos e bambos, “quiçá” partidos. (Entenda-se pernas.)
Quem ousa opinar de frente ao “Centro” - sem receber corda - leva com meia dúzia perdigotos nas ventas e um vendaval de impropérios pelos ouvidos adentro.
Quem ousa questionar o “Centro” sofre um impulso que se sente a levitar pela gola do casaco. Com uma caricia rasteira num calcanhar.
O “Centro” adora Jogar “O Jogo da Cabra Cega”. Leva para as reuniões matérias não discutidas nos serões prévios para doutrinar as hostes. Propõe medalhas a granel. Pede avales até ao limite dos limites. Organiza o trânsito a 30 a hora. E aí, as regras Jogas Contente Mudo e Surdo, dá os seus frutos. Aquele que mais se apaziguar nestes desideratos. Sai feliz da vida. Eufórico. Estoico.   
Amigos, concidadãos, quem dá uma mãozinha a tornar “O Jogo da Cabra CegaJogas Contente Mudo e Surdo, Património Imaterial”?
Faz alguma gente importante e feliz. Sejamos solidários com isso. E Jogamos o jogo: “Jogas Contente Mudo e Surdo”, também. Mas só uma vez, por motivos óbvios. Ok.
ALBERTO DE CANAVEZES