VISITAS

domingo, 20 de maio de 2012

Setenta e três anos depois. Briosa, Associação Académica de Coimbra, amante Cidade de recantos e encantos…

A minha amante no Futebol acaba de fazer História. A Associação Académica de Coimbra. A Briosa acaba de ganhar a sua 2ª Taça de Portugal do seu palmarés, frente ao Sporting Clube de Portugal por 1-0. Depois da vitória na sua primeira edição em 1939, frente ao meu Glorioso e amado Clube, Sport Lisboa e Benfica por 4-3. A Associação Académica de Coimbra tem mais três presenças na Final de onde saiu derrotada, com o Sport Lisboa e Benfica em 1951 por 5-1 e em 1969 por 2-1 e com Vitoria Sport Clube (Setúbal) em 1967 por3-2. Salvo erro.
A Associação Académica de Coimbra é de todos os Clubes a nível Nacional, aquele que ostenta mais simpatia e desperta maiores paixões. Aliar: - Coimbra do Choupal até á Lapa… Do Rio Mondego (O bazófias) ao Penedo da Saudade… Da Universidade ao Jardim da Manga… Da Sé Velha à Se Nova… As energias das Tricanas à sapiência dos Doutores… As Vozes da Canção Coimbrã, Menano, Hilário, Bernardino, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira… Eu sei lá, quantos mais recantos e encantos! Eis muitos dos vértices para vivificar a mística de se amar Coimbra e ser amante da Briosa.
Estive com a Académica no jogo épico da subida de divisão, contra o Estoril após vários anos na segunda divisão… (confesso que não me recorda o ano) num grupo de outros amantes… cantamos a sua Canção até horas infindas da madrugada. Diz quem me ouvia e ouviu que sabia explanar a sua melodia. Juventudes…
Amo-te Coimbra. “O SONHO DE GERAÇÕES”
A todos os adeptos que amam a Briosa os meu sentidos PARABÉNS. Aos seus amantes, que os nossos Clubes nos perdoem as inconfidências, mas a Associação Académica de Coimbra é uma esbelta, sublime e inigualável Instituição. Quem lhe resiste!?
ALBERTO DE CANAVEZES