VISITAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os Flintstones e a raça “p0iaòdois” VII

Fred foi apanhado num churrião pelos Provedores da Melícia (PM) junto à escola Doutor da Brenhadrock. Tal paragem teve como menção, um acuso do Sr. Pedregulho, para espanto de toda a comunidade de Bedrock. O churrião ia carregado de inertes da Cordilheira da Soalheiradrock mais propriamente de Vão do Penedorock. Mas o que magoou o Fred foi a maneira pouco pré-histórica de se fazer a denúncia e a sua proveniência. Pensou (porque desabafou comigo) “então o meu próprio patrão vai-me acusar de eu passar por aqui, quando me deu autorização para o fazer. Estou que nem posso. Eu ando de churrião, não ando em nenhum carrito com aval com fundo a vadiar por ai à custa dos impostos dos Bedrockinos, ando a trabalhar e ainda por cima levo com a súbita azia do senhor Pedregulho.” Para o consular disse-lhe que moro num enclave na zona da Universidade Aberta da (… Silva) e que permanentemente temos dessas arremetidas por parte do senhor do feudo. Inclusive um morador do P… Além (uma das terras de queimadas de “tempos imemoráveis”) sofreu um coice igualzinho. Fred ficou mais calmo mas não convencido, já que atirou com esta frase para o ar: “quando for á tua terra vou falar com o senhor que me falastes. O senhor comenda a dor. Eu gosto das vossas arrelias e … …”. Interrompi-o bruscamente e barafustei com ele, “Fred, não entendo a vossa tendência para o abismo para copiar o que de pior ostentamos! Qual é o trauma ou problema que vos leva a isso?

Respondeu-me, desassombradamente: - “ Temos uma vida cheia de pó. Tenho uma sogra (Sra. Pearl Slaghoople) que agora ninguém a atura depois de o empreiteiro da obra do Jardim de alvenaria pura, lhe ter colocado uma manilha à porta para ela passar por causa da espondilose. Odeio-o. A Wilma anda a entrar na menopausa e anda muito apagada… A Pedrita anda com problemas com os dentes… O Barney anda um bocado afastado, porque anda todo entusiasmado com as novas bailarinas do Bowling. A Betty anda a tirar um curso nas oportunidades novas. O seu filho adoptivo Bambam anda em treinos de captação no Bedrock Desportiva Associação. O Dino anda a jungir as madalenas dos campos e dos altares todas. Dino dum raio”… … … … …

Empanturrado com a conversa do Fred, coloquei os pés a fundo e travei o churrião. Fiquei com os pés em brasa. Mas não dando parte de fraco, propôs-lhe um bom prato de bife Brontossaurobúrguer no Restaurante da Confraria dos Búfalos de Água, acompanhado com uma Cactus-Cola fresquinha. Ouvi um Yabadabadoo”, com toda a vivacidade.

Chegados, solicitamos o repasto. Eu pedi uma canja com dois ovos acompanhado com um chá de camomila. E o Fred caiu para a ”guloseima” por mim oferecida.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

(continua)

ALBERTO DE CANAVEZES