VISITAS

sábado, 2 de novembro de 2013

Um Epítome que à sétima deu um, dezanove! (II)

O obscurantismo.
 
Existe um galopar inevitável para que as coisas ganhem a sua silhueta natural. Sem magrezas nem obesidades mórbidas. Os olhos que se fechavam a tudo começam-se a abrir sem pestanejar muito. E agora?
- Agora – diz o adágio popular – mija-se na mão e deita-se fora!
Mas não é assim tão fácil, como parece.
Assistimos a uma tibieza de pensamento e a alguma agilidade de cintura. Começa-se a ouvir a desculpa esfarrapada e o baloiçar o corpo para fugirem ao dedo apontado da crítica… Foram anos e anos de assobiarem para o ar, como se nada fosse, como nada se passasse. Quem ousava divergir do carril, era apelidado de todos os epítetos e mais sermões depreciativos. Fez-se a descredibilização de caracteres, a desautorização social e a perseguição atroz a quem ousava denunciar o consomar desta triste e lamentável realidade que hoje assistimos e vivemos.
O "grande líder" circundou-se da quinta divisão da terra de ninguém para reinar. Indivíduos que em circunstâncias algumas e outras nenhumas teriam protagonismo foram catalogados para a ribalta social e politica cá da paróquia. E esses tantos, não fiquem ofendidos como galdérias desvirguladas porque assim o é, e assim o foi, que não tardará nada a regressarem ao capoeiro do anonimato. Porque vão abandonar o porão do barco, como ratos. Existem raras excepções – como tudo na vida – mas o reparo da colheita – o descalabro financeiro, social e politico - encontra-se no mesmo saco de responsabilidades.
Com o longo dos anos muitas pessoas foram apedas, outras saíram, aqueloutras consentidas e umas tantas colocadas em banho-maria, para o que, desse e viesse.
E foi este banho-maria que suicidou o "grande líder". A reserva das tropas faltaram há chamada.
Um líder com categoria ultrapassa a sua obra, a sua presença, a sua mortalidade e cria uma aura de sebastianismo. Este que caiu de morta bem matada e morrida, envenenou-se no seu próprio “charme” de veneno.
Um líder com liderança efectiva saberia escolher os melhores entre os melhores para consolidar o seu pensamento, a sua postura, a sua obra, a sua proficiência e o rosário da sua caminhada.
A promiscuidade foi tanta em que o “grande líder” se meteu e chafurdou que aqueles a quem deu protagonismos irão ser o seu próprio coveiro.
- Vejamos as Instituições Regimentais (do anterior regime):
A Rádio Santo André vai a caminho da redenção, o Restaurante Confrade expirou de lazeira… (embora ainda reclame prestações de serviços depois disso…) e a Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares vai a passos largos para a expiação. Como a fonte secou – Município, (dinheiro dos nossos impostos) - esta já pede dinheiros - das mensalidades - adiantados aos seus utentes… invocando a crise. Lérias e aldrabices. Se ela própria nasceu para ajudar os mais necessitados. (!?) Conversa e hipocrisia pura. Ela nasceu para derrubar a Irmandade Nossa Senhora das Necessidades… (O único sitio que tal figurante não podia meter as mãos. Por razões que violam os seus próprios estatutos…).
A Confraria da Chanfana foi uma feira de vaidades e uma palhaçada para impingir a turista uma realidade que não cultivamos e não somos. Fez-se á sua custa muita amizade de circunstância e de bom jeito… É necessária para defender a nossa gastronomia, mas noutros parâmetros e competências.  
… … …
(… A, seu devido tempo voltarei a falar nas “Instituições Regimentais do grande líder” e os seus conduzas.). Verdadeiros matraquilhos políticos.
 
A divida do Município é de uma dimensão impressionante. Meia centena de razões para considerar e adicionar o aval dado “às-cegas” “há” ADIP.
Sócios estão na altura de pedir ao Conselho Fiscal de algumas “Instituições Regimentais” os relatórios financeiros. Ou não!? Vocês é que sabem!
Mas assinar de cruz nesta altura do campeonato é aborrecido e não há para-quedas ou almofadas de conforto que aparem “a coisa do atino e a cousa do desatino”. O “grande líder” anda por aí, só. E isso já não chega.
Eu sou muito asnático… mas dizem os sábios, que o descuido pode ser a morte do artista! Agora resta saber de qual!?
… … …