VISITAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A tirania da memória sem gratidão!

Antonino Henriques à primeira impressão é um nome vulgar, comum, adaptado a um simples mortal.
Antonino Henriques à segunda observação é uma hipótese entre incontáveis hipóteses para ser nome de um cidadão humilde.
Antonino Henriques à terceira conclusão pode após varias triagens genealógicas despertar interesse. A uns pela linhagem – a outros pelos farfalhudos bigodes – e a alguns pela extraordinária personalidade, cívica, social, intelectual e académica com que preencheram a sua vida. E desta excepcional grandeza a linda povoação da Moura Morta possuiu um.
Consulto a Comarca de Arganil, Jornal de Arganil, Trevim, Mirante, Nova Esperança, Diário Coimbra, “O Poiarense”, Jornal de Poiares, entre inúmeros jornais e indelevelmente a sua categoria está descrita de forma laudatória e honrosa para a nosso perfil comunitário e identidade histórica.
Não há adjectivos para falar do Dr. Antonino Henriques personalidade que tive o prazer de conhecer e com o qual convivi. Amigo intimo do meu saudoso pai partilhei com ambos alguns serões de excelsa beleza intelectual e filantropia em prol do povo das Lavegadas que tanto respeitavam e amavam.
Falar da sua personalidade e postura cívica daria um compêndio sublime de generosidade e sapiência.
E eis que mais uma vez Vila Nova de Poiares – ao seu melhor nível – despreza mais uma das suas individualidades e não atribui a uma rua da Moura Morta o seu nome. É uma atitude desprezível.
Sei que a seu tempo essa hipótese foi uma certeza para a rua que atravessa a povoação.  
Isto torna-se frustrante e demonstra a leviandade com que o Executivo das Lavegadas tratou deste assunto. Consta-se que não houve exposição pública para debate. Os documentos foram levados para conhecimento (e não para ratificação como seria de bom senso) à Assembleia de Freguesia no dia 16 de dezembro. Para ter a envolvência de todos os eleitos.  Para o processo se tornar mais ridículo carecia das paginas nº 10 e nº 11. Isto foi uma decisão politica para demonstrar serviço sem critério e para preencher o prazo que lhe foi dado de validade para ser realizado nesta legislatura.

Espero que na Assembleia Municipal do dia 24 de fevereiro haja o bom senso de restituir á historia uma das nossas maiores individualidades e perpetuar o seu nome na nossa toponímia.