VISITAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O populismo.(A)

As democracias não têm evoluído conforme a globalização no seu usufruto e conhecimento. Estão a tornar-se elitistas nos princípios e prosaicas nos costumes. Não cultivam um conceito filosófico como propositura e deixam-se cativar por concordâncias economicistas. A esquerda é um apendículo da direita perdendo o seu lado multilateral e respectiva funcionalidade. Arrasta-se com chavões da revolução industrial e engraxa-se com o semblante que o outro lado já deixou passar de moda. A direita julga-se desenfreadamente livre de preconceitos e permite um liberalismo desenfreado que roça o antes da revolução industrial. Ou, seja parecem miúdos mimados que tanto mamam com a chupa de um e outro sem educação e sanidade. Assistimos aos desvaneios dos seus mais “ilustres” protagonistas que abusando da confiança que lhes debitamos sistematicamente defraudam as nossas expectativas e ambições sociais. Alguns ( mais que muitos) - mas menos do grosso dos assistentes políticos que coabitam em cada agremiação politica que só servem para ratificar as vontadinhas dos meninos mimados sem analise critica substantiva e coerciva - ficam sempre impunes entre as virgulas, dos “ses”, os, “mas” e as omissões das próprias leis que edificam.
A casta política criou de uma forma manifesta e abstrusa um areópago de interesses e conveniências que se comarcam dúbias e licenciosas porque se tornam indecifráveis aos comuns dos eleitores. Assistimos ao zé do Norte, tornar-se o zé do Sul e a maria oeste ficar a maria leste. Parece que interessa ser eleito o menino mimado do sistema mesmo que isso denote uma falta de critério representativo. Sequela disto os bastidores das coisas públicas são mais obscuros e impenetráveis. A renovação da classe politica é mais enxabida e feda ao azedo e bolor.
Depois de tanta imundície fazerem, lavam as mãos como Pilatos e vangloriam-se dos proveitos da democracia para “todos”. 
… … …
Sequência disto aparecem os “engenhosos” da denúncia. Que ao indigitarem o dedo em riste os nossos cinco sentidos não estranham a acusação.
Sequência disto aparecem os “recitadores” do eco. Que ao denunciarem o fazem com um discurso fluido, coerente e assertivo que deciframos como autêntico e indesmentível.
… … …
Sequência da denúncia e do eco…  fazemos o que por instinto de sobrevivência ousamos aplicar para garantirmos a nossa comodidade. Primeiros, nós e depois de fundados e restaurados quem vier ou aparecer no nosso território com a mesma atitude e linguagem mental e corporal é consentido.  
… … …
E na democracia surgem “os populistas!”. Porque será!???

As ferramentas do seu ascendimento são: o sufrágio universal. Nada a reprovar. Frequentam o mesmo caminho que os democratas de mão cheia (!?).    


(Continua)