VISITAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O populismo! (B)

Sinopse:

A Europa – Atlântica -  após queda do Muro de Berlim e a desmembração da União Soviética ficou num proémio bipolar de romantismo renascentista. Cultivou substâncias alucinantes e sem separar o trigo do joio, deixou-se intoxicar pela morte do Pacto de Varsóvia. Erma de adversários e sem pruídos de se preocupar de dar satisfações a coscuvilheiros antagónicos, aglutinou vizinhos que se instruíram noutras raízes sem fazerem a purga adequada e necessária. Reparemos quantos anos demoraram alguns países a aderir à União Europeia antes da União Soviética se desmembrar e posteriormente.
A União Europeia ganhou espaço territorial, mas abreviou-se na essência dos seus fundamentos. Namorou e fez-se casar com pátrias que geracionalmente os seus povos viveram em ditaduras do proletariado sem maturidade democrática. Nestes, essa transição – interna – em nome de um Ocidente “libertino”, provocante e excêntrico foi feita por “novos ricos” oriundos de origens incógnitas. Noutros a entrada deveu-se ao fim do temor que nutriam por tão matulão politico – URSS.  Os quais fechados em si, precisam agora de conviver e esbater desconfianças patológicas. Permite-se-lhes tudo…      
… … …
A Europa – Atlântica – dispersou-se e fez-se autoritária para com os povos do sul. Impôs metas, infringiu sanções, reduziu espaço de manobra, manietou decisões em suma impingiu uma bitola igual para governos democraticamente eleitos sem descodificar a sua matriz edeológica, desautorizando-os e descredibilizando-os. Fosse qual fosse o ideário politico sufragado fez parecer aos olhos da opinião publica um único caminho um único diapasão…
… … …
O êxodo da imigração do Norte de Africa essencialmente derivado ao conflito deixado pelos europeus – “nas suas colónias” “aquando da definição de fronteiras com a consequente fusões de civilizações em conluio com a passividade com que o ocidente se deu com despostas e governos tiranos que cultivou em proveito próprio, veio arrematar a falta de critério político da Europa e dos seus agentes políticos em particular. Protelaram a remissão da história e a implantação do seu plano abstergente.   
… … …
Esta amalgama de rastilhos – entre mais alguns que posteriormente denunciarei – deu aso a que radicais de esquerda e direita proliferem pelas nossas democracias. Com discursos assentes nas circunstâncias, nos factos reais, acutilantes, incisivos e amantéticos… Observações que por muito que nos custe temos que aferir como exactas, mas que nas quais agregam ignições despropositadas por simpatia como bodes expiatórios. Aonde emergem a xenofobia, o racismo e a intolerância religiosa…


(continua)