VISITAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Iguarias politicas ainda sem temperos!

    Avizinham-se as eleições autárquicas e deslumbram-se algumas “silenciosas” agitações. Num concelho em que não há contraste politico nem massa crítica tudo se prepara para ser uma enfadonha monotonia cívica. Ou não!
O partido que perdeu as eleições retumbantemente em 2013 não se revelou mais que uma oligarquia. Os mesmos – os poucos que ficaram - geriram a “coisa” só pelos areópagos da politica e nem sempre em consonância.
Depois consentiram uma concelhia com um edifício às escuras, coberta de pó e cheia de teias de aranha. Não se preocuparam em dinamizar a terceira concelhia do Distrito. Não conceberam qualquer iniciativa pública. Por expediente próprio não fizeram visitas pelas aldeias para escutar a voz do povo. Não se preocuparam em efectuar diligências no sentido de unirem os imensos simpatizantes - e até militantes – discordantes com o rumo que foi esboçado num passado recente... Uns continuam a ser marginalizados e outros pretexto de birras existenciais. (Um partido que nega os rostos e vozes da sua história é um presépio de paroquianos missionados ao desfrute do seu locatário.)    
Órfãos de líder – ou tacitamente dispostos a parecer que sim - não tiveram sagacidade politica de questionar algumas iniciativas do Município - que numa contenda politica mereciam ser questionadas e denunciadas.
As eleições de 2013 foram perdidas por inabilidade politica. Teimou... e fez -se uma sucessão que se transformou num chorrilho de disparates em cima de imbecilidades.
(Sobre esta época já escrevi no meu Facebook e Blogue na altura dos acontecimentos. Não vale a pena recalcar).

Agora os rumores são tantos que tudo pode ser possível. Nada que a democracia não permita ou não sustente. Entre todas as hipóteses possíveis a única que me escandaliza é a duplicação que alguns partidos políticos fazem dos seus candidatos para extorquírem dinheiro do erário público. Por cada lista apresentada nas urnas corresponde uma “gratificação” da república.

Se a historia recente servir para alguma coisa, nestas eleições existe uma certeza. A probabilidade de São Miguel ficar com a mesma cor politica, João Feteira é um excelente candidato.
As Lavegadas podem continuar com a mesma equipa. Tudo indica que o PS se prepara para apresentar uma senhora…e existe ainda a expectativa do CDS/PP expor uma lista a sufrágio. A especificidade social da Freguesia pode originar uma surpresa com a presença destes três partidos reflectida nos candidatos que se vão apresentar.   

Para mim Santo André é a pedra no sapato para os anteriores inquilinos do poder. Decorrem discussões, investigações no terreno, convites dissimulados para que apareça “artilharia pesada”. Embora exista uma facção para que se repita os mesmos candidatos com um arranjinho aqui e uma intermissão por lá.... Uma incógnita.
No entanto acredito que o PS tranquilamente manterá a mesma equipa com uma ou outra remodelação para os membros da Assembleia.

Sobre a Arrifana podemos usar uma metáfora: -  tem quatro votos que podem ser adicionados ou subtraídos…. Existe muita gente em bicos de pé por todo o lado das barricadas. Distingue-se um ilustre cidadão que as cúpulas partidárias ao longo destes anos o cortejaram e metamorfosearam como o eterno candidato -  que vá por quem for é fortíssimo.
O actual partido detentor do poder se não souber ler os sinais dos tempos e ceder a jactâncias pode ser marginalizado por muito do seu fiel eleitorado…
O Partido Socialista pode apresentar uma lista muito abrangente com um candidato muito respeitado na comunidade. 

Ao Município já se conhece um candidato, o actual presidente. Interpreta-se que haja uma ou outra remodelação. Pode alguém sair da Assembleia Municipal…  
Quanto à outra força politica que foi apeada do poder em 2013 se mantiver os anteriores candidatos habilita-se a somar mais perdas aos votos que recebeu. Se os boatos, burburinhos, rumores e sombras emergirem para um facto real podemos voltar a ver caras bem conhecidas. Nada de criar insonolências neste lado aos mais atentos…, contudo existe sempre uma lenda, fábula e balela em que um Dom Sebastião “qualquer” possa sair do nevoeiro e o sonho aconteça. Alguns também pensam que o andarem a cirandar em eventos “com gente fina” e depois serem reportados nas colunas sociais lhes dá uma aura jovial e peso eleitoral.
Só conheço da área do PPD/PSD um candidato com perfil capaz de ganhar…  mas!
As outras forças politicas - infelizmente - irão apresentar o mesmo guião repetitivo de polvilhar os mesmos candidatos por todas as urnas. O que de todo é vergonhoso e um saque…
Para a Assembleia Municipal - com os dados actuais - tudo é possível. Cogita-se muita coisa. Vão haver certamente algumas remodelações. Na actual oposição falam-se em nomes proeminentes da sociedade e com estatuto cívico na causa publica. Existe um cenário muito credível configurado por pessoas que num órgão deliberativo - o outro lado - podem acrescentar traquejo politico granjeado noutras execuções.   
Julgo que nestas eleições pode acontecer uma realidade muito interessante num contexto democrático.
Espero que o CSD/PP tenha capacidade de interpretar a sua realidade de implantação no concelho e se apresente condignamente ao eleitorado.

Também pode acontecer que o CDS/PP se torne um bom partido para uma aliança a dois. 


Como cidadão espero que os partidos nos apresentem os seus melhores para bem da democracia participativa. Pois ganhamos todos nós – povo.