VISITAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Uma Assembleia Municipal perfeita com o imperfeito intruso manipulador.

Hoje estive na Assembleia Municipal. Cheguei atrasado, por motivos de saúde, não me sendo possível inscrever no “Período Antes da Ordem do Dia.” No Final da Assembleia deliberadamente, levantei-me para solicitar a palavra na perspectiva de me ser concedida uma prerrogativa pela Exma. Senhora Presidente da Assembleia. Gerou-se um burburinho e um certo bruaá na Bancada do PPD/PSD, e a Sra. Presidente da Mesa na conformidade com a Lei, negou-ma. Alertei-a que tinha colocado à votação um Documento que lhe era endereçado pela aguerrida Bancada do PS, baseado nas premissas que a lei lhe outorga, e lhe exigem como responsável máximo do Órgão Deliberativo, como fiscalizador das actividades dos Membros do Executivo. Para nessa conformidade agir e através das diligências efectuadas, apresentar as respostas no sentido de esclarecer as dúvidas dos eleitos. Que tal votação era um acto irregular.


Insisti para que me concedesse a palavra pelo motivo de ter chegado mais tarde, e não me ter inscrito e que ela tinha autoridade – porque já houve precedentes – de me dar ou não a palavra. Ela ao abrigo do Regimento da Assembleia Municipal e da Lei, não me concedeu a palavra. E como tal esteve muito bem. Agora um alerta que o seja em todas as Assembleias Municipais vindouras, porque por vezes em cima da hora alguém vai ter que se desenrascar, e a tal Lei e Regimento não o permitem. O senhor Presidente do Município insurgiu-se, vociferando: “Olha-me este…” “Vai.” E eu recalcitrei: “Quem não deve não teme”. Com um: - Vá você. (Ponto Final). Não me distraio com políticos de tal índole. Porque nunca vi nenhum apelido Comendador entre parentes, num nome de gente.


Consegui o que pretendia. Ficou a incógnita do que eu iria falar e perguntar e que documento, ou documentos iria apresentar a sustentar a minha argumentação.


O homem está tão previsível, mais o seu indefectível “papagaio político”, que tinha comentado com a pessoa que estava ao meu lado o que iria acontecer. Mas agora numa fase muito pior. Mesmo adiantada. Coisa de fase extrema-unção política. Espero que não se esqueça de colocar o Pina Gil em Tribunal como o que categoricamente afirmou perante todos os presentes, afirmações que exigiu que ficassem em acta. Por causa de ele ter denunciado na Assembleia a barbárie politica e selvagem que o Vereador Dr. Artur Santos, sofreu quando foi abalroado por um “Dinossauro Politico”, na última Reunião do Executivo Municipal. Porque se não o fizer, para não lhe chamar outra coisa… direi que é mais um tiro de pólvora seca.


Outro recado perdeu mais uma oportunidade para no sítio certo me chamar olhos nos olhos de “mentiroso” e de outros adjectivos que cobardemente expulsa nas minhas costas. E que tudo que escrevo no meu Blogue sobre a sua actividade de autarca e emergente desse estatuto faz como homem, é mentira.


Em suma a Assembleia decorreu como eu o pretendia e o esperava.


JORGE GONÇALVES