VISITAS

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FRAGMENTOS... (I)

Existem coisas que tarde ou nunca se endireitam.

Depois da mascarada orquestrada pelo usufrutuário da concelhia do PPD/PSD de Vila Nova de Poiares na composição das listas e depois no desenrolar do período eleitoral só faltava agora a confirmação daquilo que eu denunciei antes de se consumar a derrota da “Ambição Renovada”. A debanda do 1º e 2º candidato para a Assembleia Municipal. Era de todo previsível e espectável.
Usando as palavras do ex-presidente do Município de Vila Nova de Poiares aquando da Presidência da Associação Desenvolvimento Integrado de Poiares pelo Sr. Engenheiro Luís Pedroso de Lima (que deu o rosto para o cartaz para cativar o voto para a Assembleia Municipal) “ foi uma má escolha… o homem não tem vida para isto”.
Sobre, a Sra. Dra. Deolinda, reitero que vai de trapalhada em trapalhada. Em todo o processo foi induzida em equívocos e o simulacro da sua presença foi ofuscado como traduziu o cartaz que a pretendia anunciar. Não estava na fotografia como o sempre “eucalipto” político a censurava nos Jornais da região. Durante uns tempos seus fiéis amigos quando o dito a colocou em clausura no edifício que hoje albergam uma “Mudança Tranquila”.
A Sra. Dra. Deolinda construiu uma reputação de muito boa índole politica e espelhava uma excelente personagem para suceder a um deus cristalizado e endeusado. Mas a sua imperícia política e desnorte foi sustentado por uma “TERNURA DO ANIMAL” (descrito embuchado no meu blogue, Bau da Histrionia). Presente intoxicado que a encaminhou lamentavelmente a um estrupido unipessoal de descrédito politico. Sobre a “gamela” que lhe propuseram só lhe resta uma alternativa em outra possível. Renunciar. Abdicar. Não acredito que tal “mobilidade” tenha pernas para andar e tenha sustentabilidade perante o plano de saneamento que sofre o Município. E para o mais, uma Ex-Vice-Presidente da Câmara empregada do Município gerido pelos adversários políticos que confrontou na liça eleitoral, não me parece bem, nem vem a propósito nenhum. (!?) Esta é a única palma que o ex-presidente do Município ostenta ao peito. Destruiu com um afago pernicioso quem mais temia.
 
Quem é que pode colocar a nu os defeitos dos “filhos” a seu proveito!?
 
Ouvi no discurso de despedida do ex-presidente da Câmara Municipal o seguinte, “de trás de mim virá quem bom me achará”, eu aperfeiçoo e troco “achará” por “julgará”. O protagonismo que granjeou e as amizades que consolidou pelos polos norte e sul da política e arredores deixam-lhe um manancial de conhecimentos e perícias para querer ajustar contas políticas com quem o humilhou e o colocou de cocaras a coçar o umbigo.
Mestre no dividir para reinar, pode estimular pressões, teatralizar cenários e agendar inopinados acontecimentos/desenvolvimentos. Entre outras coisas de “espirito santo de orelha”. E todos estes meus “delírios e sofismas” têm um aferidor, a concelhia do PPD/PSD. Se por lá continua ou quem por lá se sediou.
De lá é que vem o fumo, branco para 2017.
E mais não digo.
 
Ideias e ideais de bons samaritanos e maus!
 
Tenho constatado que paira no ar um certo deslumbramento ao redor de toda esta transmutação. O que é compreensível e aceita-se. Mas a vaidade e o seu deleite efectivo não. Os sobejos corpóreos e cerebrais são a arte primária e "prosaica" de uma revolução. A política com tiques de “pompa” não me intriga quando ostentada na maneira como nos vestimos e penteamos. Neste caso, os efeitos secundários e de aparência. Mas nos falares e actos preocupa-me se, se, tornarem no “afadigamento” de se pensarem imunes à crítica uns e os outros.
 
O secar da fonte.
 
Já “fecharam” duas “Instituições regimentais” da era que se finou a 29 de Setembro. Restaurante Confrade e Radio Santo André. E a seguir será… (?)
Está provado porquê.
(Com as botas do meu avô também eu faria certamente um bom figuraço!)
 
Novas vozes para outro sol-e-dó. 
 
Estou em pulgas para ver em legislação a nova Assembleia Municipal.
Não pretendendo ser pretensioso, mas interpretando a coerência da sua jovem Presidente o seu funcionamento sofrerá uma mudança de 180 graus. Deduzo que terá um gabinete próprio terá assessoria e todos os predicados que a Lei lhe faculta para o seu normal e independente funcionamento. Os atrasos na entrega dos documentos e o agendamento das reuniões não terão um ciclo normal mas pontual. As actas não sofrerão atropelos á sua fidelidade. E o monopólio de “intrusos” será o quanto baste.  
Depois vou decifrar a tonalidade da voz de alguns repetentes que passaram de “reuniões preparatórias” sem visibilidade pública para o outro lado da barricada do poder. Oposição. Vou sentir os seus decibéis entre os agudos e graves a justificar o porquê das coisas e as coisas do porquê. Por coerência, deduzo que o cidadão eleitor que estava no oitavo lugar e foi repescado… será o porta-voz do Grupo parlamentar do PPD/PSD. Não, tem passado político (eleito) nem está comprometido com as decisões políticas assumidas até à chegada da “Mudança Tranquila”
 
Quem vai mandar em Vila Nova de Poiares somos nós, não é Vila Nova de Poiares em nós”.
 
Ouvi esta frase lapidar na tomada de posse. Tem várias interpretações possíveis. E tais depende de quem a trocou, de quem a ouviu e de quem a espalhe.
Se forem entre duas pessoas que vão ter que dividir o amor afectivo pela paixão efectiva que se exige que um autarca tenha por Vila Nova de Poiares, só nos resta saber, quem vai de saída e quem entra de novo. E dizer à que está de partida grata e à que vai ocupar o seu lugar, que quem foi, não esteve assim tão mal.
Se for alguém como eu que ama a sua identidade e a sua cidadania em liberdade, direi que ouvi o que disse e gostei, agora que cada um fique no seu lugar. Eu como cidadão (o espaço que escolhi), o autarca na sua eleição e a pessoa que resta (e não menos importante) que faça o seu papel de rectaguarda de apoio ao proclamado.
A quem espalhe a noticia, que seja fidedigno e que o ponto que lhe acescente seja só, e tão só, a harmonia que se requer quando vivemos em comunidade e respeitamos tudo e todos.
 
(Lindo gesto / melhor atitude!)
 
Pelo fim da tarde de ontem, assisti a um “milagre” de rosas. Até suspeitei se a Rainha Santa Isabel tinha ressuscitado! Mas não. Homens e Mulheres colaboradores do Município ostentavam nas mãos, lindas rosas vermelhas ao saírem do Centro Cultural de Poiares. Por fim apercebi-me da presença do Sr. Presidente do Município na rua a caminho dos Passos do Concelho, sorridente e passo “… Tranquilo”...
Vi na generalidade dos trabalhadores aquiescência e disposição.
Mas vi também uns, com os telemóveis nas mãos. Se calhar estavam a falar entre eles. Não havia necessidade!? Se estavam tão perto uns dos outros! Existem vícios e companhias que não se perdem de um dia para o outro. Não é!?
 
Tomada de posse "daquela casa"
 

“Estive” com o meu Pai. Lembrei-me do Sr. Rui Manuel. Saudei efusivamente a Dona Isabel Lima. Cumpri uma promessa com a idade de 12 anos. Li o poema “Trova do vento que passa”, de Manuel Alegre...
Vi aparecer uma criatura arredada de mim com um pano branco (deduzo que tenha perdido um grande amigo e mentor). Coitado!
Vi outra a fugir de mim como o diabo da cruz. Nos últimos tempos parece que lhe dava jeito. Se calhar nesse tempo esqueceu-se que eu escrevi sobre ele que era um opositor consentido e acarinhado pelo regime deposto. Sim, senhor!
Perdem-se uns, ganham-se outros “amigos”.  
Falaram-me de gente hipócrita, mas eu não sei se existe!?
Eu é que não presto...