VISITAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os Génios da História e o homem das obras... virtuais.

HENRY FORD (1863/1947)


“Industrial norte-americano da indústria automóvel, fundou a Ford Motor Company, em 1903, criando o automóvel modelo t, o primeiro automóvel económico e estandardizado e produzido em série”…


THOMAS A. EDISON (1847/1931)


“Engenheiro e inventor norte-americano, é conhecido por ter inventado o fonógrafo, aparelho precursor do gramofone, e a lâmpada de filamento incandescente, embora tenha registado mais de mil patentes”. “ Edison desempenhou um papel fundamental nos campos das comunicações e da electricidade”…


ALBERT EINSTEIN (1879/1955)


“Físico teórico de origem alemã, revolucionou os conceitos de matéria, espaço e tempo, ao formular as teorias da relatividade restrita e relatividade geral. Formulou a teoria sobre a natureza corpuscular “da luz, tendo explicado, como base nessa teoria, o efeito fotoeléctrico”…)


STEVE JOBS (1955/2011)


Criador dos Macintosh – e do iPhone e do iPad, do iPod e da Toy Story. Génio fundador da Apple (1976). “ …é o pai dos gadgets modernos”… Foi o “homem que pôs o mundo na ponta dos nossos dedos”


Todos estes cidadãos do mundo são considerados dos maiores génios da inteligência humana.


Mas existem muitos mais. Mulheres e homens que se destacaram em prol da humanidade.


Nesta lista – num futuro próximo - não me espantaria nada que aparecesse o homem das obras emblemáticas sem actividade e das obras virtuais. O homem que sendo Deputado da Assembleia da República também exigia ao seu sucedâneo no Município o seu subsidio de Autarca. O homem que teve o descaramento de fazer politica com um cemitério. Entregava material virtual para a sua consecução… (por enquanto travo aqui). Por, isso, pessoalmente disse-lhe alto e bom som – “que quem faz politica com um terreno sagrado é um sucateiro e terrorista político”. Que um politico que faz abortar um projecto para apoiar uma criança surda na sua segunda fase “é um pulha da pior espécie” No Diário das Beiras, segunda-feira 4 de Abril de 2005, fala-se no correctivo que me deu numa Assembleia Municipal realizada a 28 de Fevereiro insinuado que estava a fazer politica com o jovem surdo… No Diário de Coimbra de quarta-feira 6 de Abril de 2005, fala-se no projecto… Ainda tenho mais bases de sustentação.


Regressando aos tempos que mais gosta… No Jornal de Poiares nº 76 de 4 de Agosto de 2000, nas páginas nº 8,9,10 e 11 “O Presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas, Jorge Gonçalves, apresenta a sua visão sobre questões do passado, do presente e do futuro…”No Jornal de Poiares nº 100 de 30 de Maio de 2003, da página 3 a 6 “A Freguesia mais pequena do concelho de Poiares está a sofrer uma desertificação acentuada o presidente da Junta de Freguesia não se resigna a esta fatalidade”. O Dossier “ A FREGUESIA DE LAVEGADAS E A LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO” foi pura e simplesmente ignorado e deturpado pelo tal homem das obras emblemáticas sem actividade e das obras virtuais. Dossier assinado por gente interessante… Aqui faço uma ressalva, só “uso” o Jornal de Poiares – da oposição – porque julgo ser só o necessário por agora… caso seja desmentido usarei o impoluto e indesmentível “adversário de notícias” no bom sentido da palavra.


Temo que isso ocorra muito sinceramente. Quem viola… opiniões e projectos… sem anuência do seu semelhante directo. É uma lástima o sol espalhar tal sombra… pela história onde constam estes homens.


Amigo, Companheiro, Camarada e Cidadão se for a votos tal preito. Façam uma cruz virtual. Com um enérgico toma do Zé-povinho…


JORGE GONÇALVES