VISITAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UMA INSÓNIA. DE CINCO MIL...

QUANDO UM CAMIÃO ESTANCA O QUE FAZEMOS?


1. Temos que ver se na sua frente está um STOP.


2. Se está outro carro parado à sua frente.


3. Se existe uma passadeira e transeuntes a passar.


4. Se aparece uma bola a saltitar… a probabilidade de uma criança aparecer é enorme…


5. Pode passar um gato e matar um gato dá azar…


6. Pode passar em procissão o bicho do pinheiro e eles são bichos mesmo…


7. Se tem gasóleo.


8. Se tem algum pneu furado.


9. Se o condutor adormeceu…


10. A que distancia está das suas origens, pode ser cansaço…


11. A quantos metros está do seu estaleiro…


12. Etc. …


13. Número do azar. Um a gente da autoridade mandou-o parar. Polizei…


A carga não tem guias. Não se percebe o agente… Frio… tão longe de casa. Pelo meio, Espanha e França. Cinco mil quilómetros e se traduzíssemos isso para notas de cinco euros em carreirinha de lá para cá! Eram, vem mais que cinco mil euros… muito mais. Mas fiquemos com os cinco mil… Vejam lá que história estapafúrdia, eu fantasiei. Existem bancos para se levantar dinheiro. Existem amigos a quem pedimos ajuda. Mas normalmente pagamos do nosso bolso, neste sonho, fomos todos que pagamos a multa. Fiquei lixado … Na vida real pedi, a uns amigos dinheiro emprestado e ainda não lhes paguei. Peço – lhes desculpa… mas será do meu bolso que ele vai sair. Agora quando? Sinceramente não sei. Mas vou pagar.


Ou vou ter que deixar de dormir! Ou tenho que dar uma vista de olhos na revista das coelhinhas, dos meus anos da puberdade para reciclar os neurónios. Senão estou feito.


JORGE GONÇALVES