VISITAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PARAPENTE... PARA O PENTE!

Com a crise que vivemos, somos muitas vezes obrigados a ler jornais do antigamente. E assim sendo o meu barbeiro nesse campo está actualizadíssimo. Enquanto esperava pela minha vez, agarrei um Jornal datado de 30 de Julho de 2004. Desfolhando as suas páginas, na nº 5, no canto inferior direito leio duas notícias que me fizeram colocar os cabelos de pé, a saber: “ Parapente nas Lavegadas / A Junta de Freguesia de Lavegadas e de São Miguel de Poiares cederam terrenos denominados baldios, pertencentes às respectivas Juntas de Freguesia, para implantação de 2 rampas de lançamento destinadas á prática de parapente” por debaixo desta está inserida num rectângulo a segunda: “Escola EB 2/3 Dr. Daniel de Matos vai ter polivalente / No ano lectivo de 2005/06 será construído na Escola EB 2/3 Dr. Daniel de Matos um pavilhão polivalente dos mais modernos que se estão a construir nas escolas portuguesas. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Jaime Soares e presume – se que o concurso público será lançado ainda no primeiro trimestre de 2005”. Saí... da barbearia e olhei para a Serra do Vidoeiro e por premeio para a Escola EB 2/3 Dr. Daniel de Matos. Nisto ouso uma voz: - Jorge chegou a sua vez. Entrei, de boca aberta, estupefacto… Sentei – me silenciosamente. O barbeiro ataviou – me no pano para não ficar enxameado de pontas de cabelo, penteia – me e começa a dar à tesoura. Subitamente quando me passava o pente para alongar as pontas e o cabelo ficar simétrico, grito – lhe: - para o pente, quero ver se vejo algum parapente no ar, saindo da Serra do Vidoeiro. Saí... vindo todos atrás de mim. Olhei e revirei o olhar e não vi nada. Ninguém viu nada. Todos se insurgiram contra mim… e lá voltei para a cadeira… criei um ambiente na sala de burburinho desditoso. Mas eu continuava tão meditabundo nas notícias que tinha lido, que intempestivamente me levantei outra vez – originando estupefacção geral e um corte até á careca – e no caminho recalcitrei “ora que gaita, eu não vi nada por causa do pavilhão polivalente”, olho para a Escola EB 2/3 Dr. Daniel de Matos e … fiquei mal visto. Nada. Um dos presentes aborrecido comigo proferiu: - Depois não queres que o tipo te chame lírico? Sentei – me novamente e para o cabelo não ficar às escadinhas mandei parar o pente. Máquina zero. Queria ser solidário com o meu olhar. Nada vi. Fiquei a dever a carecada como sempre – pago depois. Demoro a pagar, mas pago com o meu dinheiro. Dirigi – me para a pequena mesa dos jornais e revistas, e procuro o jornal que me deixou ficar mal visto perante os presentes. Levantei - o vem alto… e em alto e bom som escarrapachei estas palavras pelo salão. Li isto neste Jornal: - “O POIARENSE”Ano XIX / Edição 220.


Hoje questiono – me... será que aquilo foi feito com o material dos F 22 Raptor. Avião furtivo das Forças Armadas dos Estados Unidos. Que não se vê nas sondas nem nos radares?


Alguém me explica tais, noticias, provenientes de um jornal mensal (?)... insuspeito!? Please!


JORGE GONÇALVES