VISITAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

2 TESE FILOSÓFICA: Eu em mim. E os filósofos

Heraclito disse: “ninguém se banha duas vezes na água do mesmo rio”.


Eu em mim: - por isso não existe a Praia Fluvial de Louredo.


Theodoro Adorno criticou: -“ o conformismo e submissão nas sociedades humanas”.


Eu em mim: - era um bom eleitor para Vila Nova de Poiares.


Anaxágoras, introduziu na história da Filosofia: a “razão” ou “mente”.


Eu em mim: - a “razão” se for da minha parte – alguém “mente”. Se parafraseada por quem só “lê vinte paginas de um livro…”e depois tira as suas conclusões.“Mente” intelectual… (Desculpem falta- me acrescentar á ultima palavra: mente)


Confúcio abriu um “Salão de Pensamento Claro” … onde incutiu a disciplina como fundamento do carácter.


Eu em mim: - ... alguém abra a “gaveta” onde se instalam das ideias dos outros, e faça justiça ao seu criador.


Aristóteles, definiu a importância da lógica formal como instrumento fundamental do pensamento… Na obra Metafísica desenvolve os princípios que permitem o “estudo do ser enquanto ser” e considerou que o “Homem é um animal político”…


Eu em mim: - se vivesse agora e tivesse a felicidade de frequentar a “Universidade da Risca Silva”. Tinha - se dedicado ao estudo da meta física eleitoral.


Aristófanes é dos Filósofos que mais admiro porque é considerado o melhor representante da comédia antiga. Corrosivamente criticava “os demagogos que exploravam o povo e os sofistas que ensinavam a defender mesmo as causas injustas “. Na sua obra “As Aves” critica as utopias políticas.


Eu em mim: - No Centro Cultural de Poiares não deve haver nenhum livro teu, "companheiro". Censura. Mas não te preocupes, estou cá eu com a minha modéstia … perante a tua sabedoria para usar “As Aves” a levar boas novas ao povo. Tiveste azar no teu tempo não havia blogues.


Eu em mim / Jorge Gonçalves