VISITAS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROPONHO - POIARES NA CIDADANIA

Porque é que sou a favor de uma candidatura Independente ao Município de Vila Nova de Poiares


1. Porque é um direito que me assiste como cidadão, consignado na Lei.


2. Não sou propriedade de ninguém, muito menos tenho que pedir autorização a quem quer que seja para o fazer.


3. Não serei cabeça de lista – por opção própria – mas sei quem apoiarei para tal.


4. Essa pessoa está actualmente eleita na Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares. Se ousar avançar, darei a cara por ela como activamente no terreno serei seu fiel escudeiro. Merece-me muita credibilidade e tem provas dadas em todas as valências da sua vida pessoal e politicamente falando.


5. Garante-me a minha liberdade e cidadania.


6. Depois o PPD/PSD – desde sempre no governo do Município após o 25 de Abril – cultivou o culto da personalidade. Segregou qualquer capacidade de dinamizar uma cultura política que estabelecesse um quadro referencial de opções. Ou seja não vai aparecer um candidato natural mas sim um candidato proposto pela nomenclatura concelhia. O aparelho do partido prevalece pela ideia da doutrina monoteísta.


7. O PS – eterno perdedor – e co-responsável pela conjuntura política que se vive em Vila nova de Poiares, porque nunca soube ser uma alternativa credível política só aparece como “ressuscitado” a dois meses de cada Eleição Autárquica. O seu candidato por vezes é alguém que vem de fora para dentro e não se encontra identificado com a nossa afinidade social. Outros apareceram porque são ressabiados e sem coragem para impor a sua personalidade no confronto politico e na dialéctica das ideias.


8. O PCP – é sempre o mesmo – um número reduzido de cidadãos. Que concorrem em todas as listas das Assembleias de Freguesia; Assembleia Municipal e Câmara Municipal, em lugares diferentes. Pessoas que merecem o meu respeito mas são manipuladas pelo seu partido para angariar dinheiro - dos nossos impostos – para darem o ar da sua graça. Porque, por cada lista que se apresenta a cada uns dos órgãos citados entra uma verba para o partido para ser gasta na campanha. O que deve acontecer ao PPD/PSD E CDS/PP por exemplo no Alentejo. (Neste Blogue já expressei a minha opinião sobre esta mendicidade politica).


9. Porque no meu entender, aquela casa precisa de gente competente. Que trabalhe em equipa. E que não seja infectada por interesses partidários. Esta casta política que desponta e assola nos partidos é do mais medíocre que a sociedade possui. Parecem meninos de fretes, ora agora chucho eu ora agora chuchas tu. Vejam a vergonha que é a Madeira de Alberto João e a postura do nosso Primeiro-Ministro e Presidente da República que não tem a coragem de lhe tirar o tapete e dar-lhe um valente puxão de orelhas, assim como a impunidade a que o ex Primeiro-ministro ficou votado. O da Islândia está a responder pelos seus actos políticos.


10. Esta República possuiu uma constituição que não se coaduna com a realidade actual. Está desactualizada e violada nos seus valores. É inadmissível que o Procurador-geral da República seja nomeado pelo Primeiro-Ministro e não por dois terços da Assembleia da Republica.


11. Este padrão de impunidade política e imunidades a torto e a direito, são o descrédito total desta República.


12. Em suma eu não me revejo nesta malandrice matreira de nos despojarem dos nossos parcos haveres pela incompetência de uns quantos que nunca respondem pelos seus delitos.


13. Somos um povo de brandos costumes. Temos que ser mais exigentes e pela nossa cidadania impormos a promoção dos valores intrínsecos republicanos perdidos.


14. Proponho o nome para tal candidatura: Poiares na Cidadania.


Por


Ordem


Independente


Agir


Recuperar


Estabelecer


Sempre: - Poiares na Cidadania


15. Temos que saber ser audazes, empreendedores e a seu tempo abrir o caminho da nossa mensagem para Vila Nova de Poiares.


16. Não defraudar as expectativas dos Poiarenses com promessas avulsas e demagógicas. Falar claro e olhos nos olhos ter a coragem de dizer que não vamos ter uma tarefa fácil. Pela actual divida do Município e pelas vicissitudes inerentes á conjuntura actual. Mas estaremos sempre presente única e exclusivamente dedicados a Vila Nova de Poiares


17. Vila Nova de Poiares, neste momento é um concelho socialmente descrente; amorfo culturalmente e redutor no desporto. As Instituições não possuem vida própria. Tudo parece uma miscelânea. Não se sabe que espaço ocupa quem mas sabemos donde provem o mando. Só isso demonstra a dependência que se instrui nas pessoas. É preciso dar vida a infra-estruturas criadas que estão às moscas e imóveis. É preciso criar espaço de debate crítico e recuperar da nossa história valores e referências premeditadamente perdidas.


18. Urge procurar uma cumplicidade institucional entre os cidadãos e o Município. Dialogar e incutir o hábito da participação dos nossos concidadãos no seu próprio destino.


19. Estamos a dois anos das Eleições Autárquicas. Sem medos ou estigmas abrir o nosso espaço físico aos nossos concidadãos. Temos que arranjar um sítio para nos reunirmos e demonstrar que o nosso rosto e voz serão o nosso estandarte por Vila Nova de Poiares. Sem medos ou receios de retaliações.


20. Não somos um partido político. Nem temos propensão para tal. Somos um Grupo de pessoas de vários quadrantes políticos, com ideais que tem como ponto de referência a independência de servir o povo através da nossa cidadania.


Jorge Gonçalves