VISITAS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CSI POIARES - 16,18 OU 24!?

Estava a tomar o meu café, quando me apercebi de uma conversa entre dois cidadãos.Um falava em 16, o outro em 18. Começaram a fazer contas e um deles recalcitrou: - “arre que isto nem é dezasseis nem dezoito são quase vinte e quatro. É muito dinheiro… porra!”Comecei a pensar que jogos da sorte, estavam a jogar. Acerquei-me dos dois e vi que estavam a ler gráficos do Jornal de Noticias. Azar!Não me fiz rogado e entrei na conversa. O título do jornal é “24 câmaras já estão na falência”. Jornal de Noticias de domingo 28 de Agosto de 2011.Vila Nova de Poiares está no ranking em sétimo lugar (?). O Município recebe 7,4 milhões de euros. Deve 16.4 milhões de euros. Sendo a disparidade da percentagem de 221%.Aqui nasce a seguinte análise de um dos intervenientes: “AS CONTAS QUANDO SE DIZ QUE O DÉBITO É DE 221%, TEM QUE SE MULTIPLICAR POR 2,21% + INICIAL, QUE É O MESMO QUE DIZER QUE SE DEVE MULTIPLICAR POR TRÊS.SE MULTIPLICARMOS POR 2,21% TEM QUE SE DIZER QUE SÃO 121% E NÃO 221%.PEGANDO NO CASO CONCRETO DE VILA NOVA DE POIARES O “PECADO” É QUASE DE VINTE E QUATRO MILHÕES. Será? Em que ficamos? 1. 16? - 2. 18? - 3. 24? Gosto dos números… são pares.Numa competição a sério - porque esta é a brincar - estamos, a quatro lugares do pódio. E isso chateia-me. Temos que fazer mais um esforço para irmos ao pódio, ou descobrir algo esquecido ou perdido, que nos levante o moral no intuito de alcançar tal objectivo... O que nos dava direito a uma medalha de bronze. Mas eu queria a de prata… descubram mais qualquer coisita… Aliás que considero em Vila Nova de Poiares “platina”. Foi a medalha que o meu querido e saudoso Pai recebeu em 13 de Janeiro do ano de 1997. Ele que tanto fez e deu a este Concelho… (Se ele em vida não o quis divulgar, não serei eu, que após o seu silêncio,o farei). Depois das medalhas dadas às manadas… Considero hoje, essa atribuição - politicamente falando - um aproveitamento, assim como um acto "ignóbil e sujo". Mas vamos ao âmago da questão. Seja o que quer que se deva: há obra… aliás, “produto certificado”... Tudo o que existe não tem as medidas oficiais… (a seu tempo irei fazer as medições). · Será que existe algum “alegado” acordo tácito!... Entre estes números. Desconfio que sim: - são pares. Hum! Acordos Tácitos? Isso faz-me lembrar qualquer coisa. Tenho que ir ao meu Baú da Histrionia, ver o que por lá há. Ah! Quase que me esquecia. Estamos a falar em milhões. Coisa pouca!




Jorge Gonçalves