VISITAS

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CURRICULUM VITAE

Dados Biográficos, para os efeitos que acharem apropriados. Sou um Cidadão, que não temo ameaças nem cobardes. Amordaçar a minha liberdade só: plúmbeo.



Nome: Jorge Alberto Rodrigues Gonçalves Data de Nascimento: 04 de Março de 1962



Filiação: António Gonçalves e Deolinda do Rosário Rodrigues Residência: Lomba da Aboreira - Risca Silva / Lote 5 - 3350 – 102 Vila Nova de Poiares



Cartão de Cidadão nº: 59418397ZZ6. Nº de Contribuinte: 172 275 563. Carta de Condução: C – 378714 Categorias de Veículos: A 1: B / C - E – B / C. Cartão de Eleitor: 4767 Freguesia de Santo André. Estado Civil: Casado



Lucinda da Conceição Paula Marques Gonçalves



Filhos: Cinco



Adriano Jorge Fonseca Gonçalves 1985



Joana Raquel Rodrigues Marques Gonçalves 1986



Tiago Jorge Rodrigues Marques Gonçalves 1987



Cláudia Rafaela Rodrigues Marques Gonçalves 1989



Maria José Rodrigues Marques Gonçalves 1996



Dados Académicos: -“Auto Didacta”.Actividades Sociais



ENTRE OUTROS DESEMPENHEI OS SUBSEQUENTES “OFÍCIOS”:



Presidente da Freguesia de Lavegadas



1º Mandato – 1993 – eleito com 56,19% dos votos expressos.



2º Mandato – 1997 – eleito com 71,24% dos votos expressos.



3º Mandato – 2001 – eleito com 82,50% dos votos expressos.



(Fui o rosto e voz de uma comunidade com “especificidades” próprias onde um pormenor de somenos para os outros…para nós representava um apelo a uma “descriminação positiva”… … …). No âmbito das minhas competências elaborei inúmeros projectos com o intuito de desvanecer os desequilíbrios e assimetrias existentes…



Foi dos desempenhos que mais me orgulho de executar.



Membro da Comissão Instaladora da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias do Distrito de Coimbra. Membro Substituto das Juntas de Freguesia na ANMP – Associação Nacional Municípios Portugueses. Membro substituto das Juntas de Freguesia na Associação Nacional Municípios Portugueses. Vice-presidente da Assembleia-Geral da Associação Desenvolvimento Integrado de Poiares. Membro dos Órgãos Sociais do Centro Recreativo e Cultural de Sabouga. Mordomo das Festas em Honra de Santo Inácio de Antioquia – Sabouga – durante dezoito anos. Mordomo da Festa de Nossa Senhora de Fátima – Zagalho e Vale do Conde, dois mandatos de dois anos. Presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde durante cerca de seis anos. Gravação de uma cassete com os temas tradicionais recriados pelo Grupo. Destaca – se que os componentes da tocata não sabiam decifrar uma pauta de musica. A sonoridade não tem artifícios técnicos. É pura e reproduz a autenticidade. A cosmética sonora não existe. Presidente do MOREP – (Movimento Recreativo de Poiares). Actividades: Atletismo; Escola de Música com noventa e dois alunos; .... I Cross do Espadanal 15 de Novembro 1987. Dirigente da Casa do S.L.Benfica de V.N.Poiares. Sócio Fundador. Dirigente da Associação Desportiva de Poiares. Dirigente do Grupo Desportivo os Idosos. Colaborador do jornal”O Poiarense”. Sócio Fundador do Jornal de Poiares. Colaborador. Colaborador de vários Jornais Regionais. Escrevi onze poemas do CD “Vertigens de Azul” do Artista Tiago.Várias vezes membro dos Órgão Sociais da Associação de Pais da Escola EB 2,3/S Doutor Daniel Matos. Fui, várias vezes Delegado Sindical dos CTT local e Regional. Possuo o Curso de Treinador de Futebol 11 - Nível II. APTO/BOM



Actividades de lazer:



Possuo uma Biblioteca basta. Leitura é uma paixão. Edição de dois “afazeres” literários sobre as vivências rurais da Aldeia de Sabouga: - “Roteiro Cultural”, associado às Festas de Santo Inácio de Antioquia de 21/22/23/24 de Julho de 1989. -“Calendário Cultural” associado às Festas de Santo Inácio de Antioquia de 21/22/23/24 de Julho de 1990.



Tenho quatro livros de poemas compilados sem estar no prelo: ” Eu em mim!”; ”O Quinto dos cinco sentidos”; ”Poéticos e Arcanos”e “Arca de um baú esquife”. Tenho vários livros de prosa escritos “no cubículo ” do anonimato… O meu pseudónimo é: Alberto De Canavezes.



Fiz parte de um “grupo de afeiçoados” à Canção de Coimbra e ao Fado de Lisboa. De quando a quando ainda canto umas baladas Coimbrãs em tertúlias de amigos. Estou a arquitectar nos meus tempos livres um jardim de ervas aromáticas no espaço subsequente da minha residência.



Experiências Profissionais:
Em substituição de meu Pai trabalhei na Biblioteca Itinerante nº 25 – Marco de Canaveses. Agricultor;Servente de pedreiro;Pedreiro;Ajudante de electricista; Empregado de um minimercado; Ajudante de motorista; Motorista; Madeireiro; Cobrador da água nos Serviços Municipais da Câmara Municipal de V.N.Poiares;Empregado de café.Desempenhei todas as funções na área operativa dos Correios. Hoje sou distribuidor Postal.



Desempenho Profissional nos CTT: (Quando entrei para os Correios, fi-lo porque necessitava de um emprego. Hoje estou cá porque amo o que faço… … … …
Trabalhei cerca de cinco anos como Assalariado, repartidos pelos Correios de Vila Nova de Poiares; Ceira e Miranda do Corvo.Efectuei estágio de 11 de Abril a 5 de Maio de 1988. No Noticiário Oficial nº 109 de 7 de Junho de 1988 está homologado a classificação que obtive: -4º lugar com 15,5 valores. Em 22 de Dezembro de 1988 através do noticiário Oficial nº 244 foi autorizado a minha admissão na Estação de Correios de Alfarelos. Nesse mesmo dia ofereço-me em comissão gratuita para trabalhar nos Correios de Vila Nova de Poiares. Em 23 de Janeiro de 1989 saiu no Noticiário Oficial nº 16 Concurso para Central de Correios de Coimbra. Entreguei Documentação (Mod.81Transferências), no dia 25 do mesmo mês. Estando a trabalhar em comissão gratuita em V.N.Poiares sofri um acidente em 2 de Março de 1989.Ficando de ITA de 3 a 12 de Março de 1989. Registado no Noticiário Oficial nº 117 de 20 de Junho 1989. Em 22 de Janeiro de 1990 fui colocado no CARC (“Unidade de Reserva”) da Central de Correios de Coimbra pelo Noticiário Oficial nº 11.Trabalhei nos Transportes e no Centro de Distribuição Postal de Coimbra. Em 2 de Dezembro de 1991 através do Noticiário Oficial nº 171 fui definitivamente colocado nos Correios de Vila Nova de Poiares no CARC (“Unidade de Reserva”).Trabalhei também em: São Martinho da Cortiça; São Pedro de Alva e Cabril / Pampilhosa da Serra. Já no quadro da Empresa estive novamente em Miranda do Corvo. Dinamizei, muito em particular nos Correios de Vila Nova de Poiares a incrementação de inúmeros Vales ao domicílio como de Certificados de Aforro, entre outras prestações de serviços. Entreguei no mês de Abril de 1999 um projecto para revisão do Centro de Distribuição de V. N. Poiares. Aderi em 2 de Janeiro de 1989 ao SNTCT – Sindicato Nacional Trabalhadores Correios e Telecomunicações. Aderi ao CDCR (Centro Desportivo, Cultural e de Recreio dos CTT), em 3 de Janeiro de 1989. Coordenei o CAD de Vila Nova de Poiares. No ano de 2005, estive interinamente a chefiar o CDP de Penacova / CAD de V. N. Poiares de 1 a 12 de Agosto e o CDP de Condeixa / CAD de Penela de 5 de Setembro a 23 de Setembro. Colaborei na revisão dos Giros, das últimas duas vezes que foram efectuados no CDP de V. N. Poiares.



Actualidade Profissional: Grupo Profissional: CRT J. Diuturnidades: 6. Numero Mecanográfico: 776 327



Local de Trabalho: Correios de Vila Nova de Poiares



“PROPOSIÇÃO DE EXISTÊNCIA”
Tenho como deferências no meu dia-a-dia:



1. A morte é uma minudência da vida. E uma circunstância sublime de nos autenticar como cidadãos. Por isso, recuso – me ter nascido só para morrer!



2. A verosimilitude da morte acompanha – me como a parte de mim mais activa e profícua. Subjuga – me como o acontecimento mais prorrogado que me vai acontecer. É a minha “indulgência” mais“entusiástica”.
3. Nunca manietar a minha conduta em relação aos que os outros possam pensar de mim ou dizer:
Se Trabalho… sou ganancioso. De descanso… sou preguiçoso. Se falo muito… tenho tiques de inteligente. Se não comunico… tenho afectações de importante. (Faça o que fizer tenho a noção que sou sempre susceptível de critica e escárnio)



4. Primar pela proficiência nunca pelo comodismo, subserviência ou seguidismo.



5. Ser genuíno, nunca destituído do “eu em mim”.



6. Só é meu amigo quem eu quero… … …



7. Não me intimidar com quem de uma mentira repetida muitas vezes consegue confeccionar inteirezas…~





Motivos da Candidatura a um Blogue





1. Necessidade de um novo desafio pessoal e "profissional".



2. Ambicionar outras valências de conhecimento e responsabilidade.



3. Fomentar em mim um novo entusiasmo profissional e cívico.



4. Sentir capacidades de liderança para criar cumplicidades profissionais.



5. Ter a noção que um bom líder é aquele que sabe delegar funções nos outros e exigir-lhes responsabilidades.



6. Residir no concelho Vila Nova de Poiares.



7. Sentir que sou capaz de incutir em mim – nesta etapa da minha vida – uma mensagem activa sem complexos de inferioridade ou estigmas de rótulos feitos... … … …



8. Julgo que a vida nos exige novos desafios para nos valorizarmos tanto individualmente como colectivamente... A sociedade só se revivifica se houver um centro de novas oportunidades na partilha de conhecimentos de todos com todos. Ninguém está aquém…nem além. Coabitamos no saber factual…



9. Suporto – me… na minha dislexia com galhardia… como os nove, noves fora: - nada!