VISITAS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CENTRO EDUCATIVO SANTO ANDRÉ. Cuidados a ter.

Regozijo-me, com a inauguração para Poiarense ver do novo Centro Educativo de Santo André efectuada em 26 deste mês. Para turista ver é só no dia 01 de Outubro que contará com a presença do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Estando previsto “às 13h00m – Almoço volante no Mercado Municipal com as Individualidades Convidadas, Comunidade Educativa e Pais dos Alunos”. Segundo as crónicas, com boas instalações e bons primados para as crianças aprenderem o suficiente para viver a sua fase académica e de cidadania. No entanto – não há bela sem senão – não existe um espaço de recreio para que nas próprias instalações as crianças possam brincar e expandir a sua “rebeldia” atrás de uma bola. Estão confinadas a céu aberto a um recreio com alguns “aparelhos” para se exercitarem. Quando estiver a chover os corredores do edifício deve ser o albergue de tanta irreverência...


Para que foi colocado uma “espécie” de campo sintético na Escola Primária da Escola de Algaça? Etc. …


Nesta atitude depreende-se a firme decisão de constringir as valências cognitivas de cada criança. Receio que isso seja mais uma artimanha para induzirem as nossas crianças a percorrer a crença da tão propalada “raça poiarense” instituída pelo inclino “temporário” / “e a prazo” do nosso Município. “O ires para este aparelho desenvolve-te esta coisa. O ires para aqueloutro, irá dinamizar o côncavo e convexo da personalidade “ípsilon” de coeficiente prescrito, o subires neste ficas mais perto do céu e se o tempo ajudar poderás ver caçoilos de chanfana em todos os Planetas. Este exercício é para estimular o estímulo - passo o pleonasmo – do orgulho de ter orgulho na…dita “estirpe”... “E o andares á chuva o teu pai que te ature ou a tua mãe. Meninos com febre e com aptidões para gripes e constipações e de todos os derivados de resfriados não tem o dom de pertencer a tal linhagem.” Dedução minha. Agoiro meu!


Depois do altivo espaço denominado popularmente por Aldeia Nova. Descubro o espaço que as crianças terão que percorrer para o Pavilhão Gimnodesportivo e para o exíguo campo sintético contíguo. Coisa de facil caminho, com as passadeiras no devido sitio. (?) Vejo o “Universal Parque – Zona Industrial de Poiares e uma zona verde. Eu por acaso sei o que aquilo é para ser. Mas os menos atentos podem pensar que é uma reserva de cabras e bodes. Devido há cerca que o circunda. Aquilo é para ser um campo para Futebol mas que começou pelo fim. Primeiro construía - se as instalações: balneário … etc … mas tem uma desculpa. Foi “semeada” á pressa antes de umas eleições autárquicas… as boas graças são assim! Mas voltando às crianças podem ostentar o slogan do Dr. Mário Soares: - “Soares é fixe”mas entre o “Soares” e o “é” não se esqueçam da palavra: não. Porque aquilo foi feito só a pensar nos homens de barba rija. Não tem as marcações do Futebol dito para: Escolas e Infantis. Que é o da vossa idade. Mas pelo andar da carruagem só estará pronto quando vocês tiverem a penugem bem instalada nas partes do corpo destinadas a isso. Um recado de um bom amigo: - façam sempre os exercícios que vos disserem para fazerem nos aparelhos do recreio sempre ao contrário. Não vá o "diabo" levar-vos por maus caminhos. Valeu! E façam o favor de se portarem bem… mal… pensado.Kota.


Jorge Gonçalves