VISITAS

sábado, 3 de setembro de 2011

AS SETE MARAVILHAS DA GASTRONOMIA

Sendo Vila Nova de Poiares a Capital Universal da Chanfana. É desígnio de cada Poiarense votar 760 302 713 até quarta-feira dia sete de Setembro, para se consagrar uma das sete Maravilhas da Gastronomia.



Nos Planetas Mercúrio; Vénus; Marte; Júpiter, Saturno; Urano; Netuno e Plutão (planeta anão) e as novas aquisições Ceres e Éris. Não sabemos como decorrem as sondagens por causa da crise global que nos deixa de queixos caídos e de “monco” no chão. Mas pelas influências astrais de algumas videntes, candomblé e pai de santo, julgo que as coisas devem andar controladas. Aqui no Planeta terra a coisa está controlada. Os batedores do costume andam no terreno.



Acabei de receber uma mensagem (17:10 TMG) a incentivar-me, para ligar o 760 302 713: (… faça mais um esforço e VOTE…). Mas o seu princípio deixa-me apreensivo, começa: - “Amigos”! Um amigo caracteriza-se pelo respeito mútuo, partilhar ideias, conviver na divergência, falar com apreço para connosco em todos os dias do ano e não só quando há eleições… …Assina o “suspeito do costume”. Só ares. Ou bons fluidos nos darão a vitória com a participação cerrada de todos, sem excepção. Eu confesso que todos os dias antes de rezar as orações da manhã e as da noite pego no telemóvel e truz…já está. Mais um voto. E não faço obrigação nenhuma. Faço-o porque quero e também porque adoro: chanfana. Não sou Confrade mas sou um apreciador anónimo e não entronizado. Mas é uma injustiça porque tenho alguns requisitos que nesta terra dão alguns privilégios, senão vejamos:



· Tenho mais de vinte e cinco anos da minha profissão… (já agora a minha esposa também).



· Sou poeta proclamado, com mais de cinco mil poemas. Com cantadores e cantadeiras a gargantear o meu lirismo por Portugal inteiro e pelo planeta terra. Nos outros Planetas não o sabemos… é algo que me transcende. Mas como sou optimista “qb” quero acreditar que sim.



· Sou filósofo, com escritos publicados e apreciados e com resposta com direito ao contraditório…



· Sou prosador, tenho catorze livros escritos no meu baú… Fui colunista do Jornal “O Poiarense”; “Jornal de Poiares” e “Diário as Beiras” e sou… estive em imensos comícios com uma boa dinâmica de oratória.



Mas o que é de além de… é que é bom! Mas de todo, não me sinto frustrado nem ressabiado. Sinto – me somente: - eu em mim. Amigos, companheiros, camaradas e cidadãos que gostam da chanfana genuína feita de carne de bode ou cabra velha, não estejam ou não fiquem indecisos. Liguem 760 302 713 e contribuam para que possamos fazer parte das Sete Maravilhas da Gastronomia.



O Amigo sem aspas, Jorge Gonçalves