VISITAS

sábado, 31 de março de 2012

... fazer algo, em vez de tomar algo!?

A bestialidade de quem quer ser bruto na meiguice, no fim de melancolicamente falar em utopia, não lembra ao mais burro dos asnos.


“Jaime Marta Soares diz a Miguel Relvas que “a utopia comanda o sonho”


Sandra Henriques 23 Mar, 2012, 12:23 / atualizado em 23 Mar, 2012, 12:24


O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Marta Soares, afirma que os cortes na despesa dos municípios têm que tocar a todos.


Em declarações à Antena1, Jaime Marta Soares comenta a criação de uma Equipa para os Assuntos do Território, que vai ter que apresentar propostas sobre um novo modelo de racionalização administrativa. Este grupo de trabalho é orientado pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
Um dos autarcas históricos do PSD começa por dizer que “a utopia comanda o sonho e o senhor ministro tem o direito de ter esse sonho bom para o seu país”.
Jaime Marta Soares acrescenta que o país tem que ser visto como um todo, até porque ao longo dos anos têm-se registado políticas erradas que não travaram as assimetrias entre litoral e interior. O autarca de Vila Nova de Poiares afirma que os Governos têm dado todos os apoios ao litoral, em detrimento do interior.”


A mim o que me fascina pelo lado torto da história é como uma alma “decadentemente” da política ainda tem guarida nos Órgãos partidários do PPD/PSD. Aqui se vê a pouca vergonha que assola os nossos partidos políticos. Interesses obscuros, proveitos de prestidigitações vadias entre outras posições e atitudes desenxabidas a raiar a insanidade social.


Se perdermos algum tempo – não merece muito – a revisitar o Jornal “O Poiarense” e outros serviçais regionais editados ao longos destes 37 anos, aferimos um assomo de “crescendos em forma e conteúdo” ou seja piruetas, cambalhotas e espalhanços para a frente nos propósitos de queda livre ao chão, que é obra. A comédia é, à mais quixotesca possível. Dá para uns bons minutos de boa pandega… e melhor indisposição. E indisposição porque este político endeusado e cristalizado sem caracter e vergonha política nenhuma, mente com a tacha toda. Confesso que não estou com pachorra nenhuma para lhe mais protagonismo no meu Blogue. Verifiquei com ele – o meu Blogue - que a equidade está formatada para estes “animais” políticos que com a idade começam a ficar, avós e a ser-lhes tudo permitido. Não me oponho à velhice – esse é um desiderato que pretendo saborear e degustar – mas tão só, ao consentimento impávido e sereno que os seus cúmplices “arcanjos”, concelhios; regionais e nacionais lhe tributam. O homem só em si é uma obra – sem dúvidas nenhumas – mas inacabada na fuga entreaberta para nos levar ao abismo. Temos que fazer algo. E fazer algo, não é tomar algo. Vejo muita parra e pouca uva no facebook. Sempre a malhar em tal labrego. Mas só conversa fiada. Inconsequente. Aplaudo… que com isso, fizemos uma comenda, começamos a desmistificar um mito com pés de porcelana. Sem dúvida nenhuma. Mas agora sabe a pouco. Temos que o colocar a nu e a responder pelas suas contradições e abusos de poder. Porque ele usa e abusa da confiança e “com fiança” com que se depara entre mãos.


Vejo uma lufada de esperança na oposição Independente eleita pelo Partido Socialista. Admiro a sua coragem e lealdade politica aos eleitores que os elegeram. Mas é quase desgarrada porque tal – comendador – fez do nosso concelho uma comunidade acéfala, desassisada socialmente, desapropriada civicamente e mal parada… cujo interesse pela causa pública é só privilégio de uns poucos e mais uns tantos. Instrui-nos ao sim senhor. Erros nossos, tormenta a nossa. Disse-nos que pensava por nós. E nós outorgamos-lhes tal “missão”. Taxativamente isso.


Fiz algumas abordagens para iniciarmos uma presença comum e incisiva para colocar um travão nesta “coisa do desatino”. Sozinho - nesta causa - não sou ninguém. Mas com as sinergias complementadas e contempladas já consigo ser alguém. Como tal estou aqui para a “coincineração” destes regime atípico e falaz.


Agora não sofro de tiques autoritários para levar quem quer seja atrás de mim, por levar. Ou porque sim. Estou disponível para o embrião de algo, como o que denomino de: Movimento Poiares na Cidadania. Podem-lhe colocar outro nome, mas os propósitos têm que ser os mesmos. Isso indubitavelmente.


Senão fico-me pela minha escrita… e a assistir infelizmente ao continuar deste sacrilégio politico, social e de cidadania. Porque temos que saber ser humildes e organizar a “festa” numa Igreja porque se cada um puxar para a sua capela, será mais do mesmo… lembro-vos que foi no dividir para reinar que aqui chegamos e estamos. Nesta altura do “certame” não tenciono perder tempo com coisas e loisas, sem fundamento e que considero fúteis. Chover no molhado, não é para mim, de todo.


Estamos a lidar com o nosso futuro hoje. Só por si não é suficiente para se fazer algo, em vez de tomar algo!?


ALBERTO DE CANAVEZES / JORGE GONÇALVES