VISITAS

domingo, 25 de março de 2012

FUTEBOL DE FORMAÇÃO. A MINHA OPINIÃO II

Como diz o adagio popular: - “Preso por ter cão, preso por não o ter”; “ Pela boca morre o peixe” ou “ Não se pode agradar a Gregos ou a Troianos”. Se ando (andei) nestas coisas do Desporto sempre me instrui a ir mais além. Sempre procurei, me rodear pelos melhores. E, se algum mérito se teve, a eles se deve tal desiderato. “Um bom líder é aquele que sabe delegar funções nos outros e exigir-lhes responsabilidades”. E sem dúvidas à época eu estava com os melhores. O Projecto Desportivo Alva- Rio/ G.D. "Os Idosos", possuía os melhores dos melhores. Com uma excepção. Essa excepção, iria tornar realidade, um sonho que sempre cultivei. Ser membro de uma equipa dos Nacionais. Confesso, que vem o tentei, mas a sua personalidade e rectidão de compromissos bem como a sua lealdade aos seus Atletas não o demoveram. Tive a honestidade pessoal de o felicitar por tal acometimento. E se assim não o foi, a sua saída de terreiro retornou o campo das mentalidades ao seu “sítio” habitual e normal. Esse portento de posturas e de superação foi estigmatizado para a normas reinantes da mediocridade. Passagem fugaz. Tesões murchos. Sempre os tesões murchos. Umas medalhas a granel e pouco mais… infraestruturas eram para se fazer. (Deslumbram-se hoje. Vale mais tarde que nunca.) Seria injusto não ter uma palavra de apreço para muitos pais dos Atletas em causa. Houve sem dúvidas uma conjugação de esforços e uma vontade em uníssono mas havia um “Líder” com “regras e tratados”. Salve Professor Marco António.


Obviamente que não podemos escamotear outras idiossincrasias e bem-aventuranças de bem-querer. A paixão e amor ao Clube, sempre nos seus Dirigentes foram uma constante, contudo nem sempre se arrepiou o caminho mais certo. É como a educação de um filho. Muita das vezes nem sempre o melhor que julgamos para ele é o adequado. Urge parar e decifrar o seu “código genético”.


NOTA: - (Descrevo a minha opinião. Que de maneira nenhuma pretendo institucionalizar como vinculativa à verdade. Mas que para mim é a fundamentação exacta dos acontecimentos.)


Treinador de Desporto / Futebol Grau II


Jorge Gonçalves