VISITAS

sábado, 3 de março de 2012

TESÕES MURCHOS (1)

Ouve um tempo, em que um determinado autarca, insurge-se contra a arbitragem do Sr. Carlos Valente, usando papel timbrado do Município…


Existe hoje, um escritor que escreveu um livro, e o equador da sua inteligência tolda-se quando fala ou escreve sobre o seu Clube…


Temos um empresário, que assoberba asneiras e impropérios quando incha a falar do seu Clube…


Temos Regências, de algumas Instituições Públicas (?) que não é por mérito mas por cartão de militante… (Exemplos: os que fazem asneiras atrás de asneiras e saem incólumes. Os seus actos estão acima das chagas de Jesus... Os intocáveis…)


Ouve um apito dourado (?), em que não detectaram nenhum ADN ou se a fruta consumida, teve a presença da ASAE, na salvaguarda dos seus consumidores…


E aqui, vou falar de uma visita à Rússia de um Clube Português, num período que o Campeonato de lá está em poisio, devido às condições climatérica. Jogou-se em condições inumanas. Morfologicamente o corpo humano sofre sevícias ao segundo a curto e a médio prazo… Chega a Portugal vai a Guimarães jogar num campo que mais parecia um batatal, em tempos de seca estrema. Vai a Coimbra e um individuo sem capa e batina – mas "vestido" de preto – altruistamente esquece-se das leis do jogo. Em suma a equipa que foi à Rússia, perdeu algumas capacidades motoras condicionais e coordenativas e vai jogar a um batatal, na Capital dos estudantes a concentração esteve alheia, leva com um asno sem força para bocejar um “urro” e cinco notas de música perderam-se da pauta do “maestro”…


Ontem, duas grandes equipas e uma equipazita de amarelo com duas siglas que por serem ostentadas não querem expressar que o sejam merecidas… E alguém foi vilipendiado… Sentimos, que vivemos num país que valoriza o faz de conta em vez de fazer contas. Vivemos no fora do jogo das nossas reais capacidades e na impunidade e imunidade das artes obscuras.


O nosso País vive, conforme o Futebol. Cheio de tesões murchos. Determinado Clube hoje é grande… mas… questiona-se como lá chegou. No meu tempo de infância era o dinheiro da bilheteira e o “caneco”, agora é a bilheteira, “milhões” tipo o regime russo. (Agora és tu primeiro-ministro agora sou eu o presidente e vice-versa) e o “caneco”… as novas tecnologias não entram no futebol, porque a verdade desportiva é adulterada… De bola parada, não se vê a olho nu dois “intrusos” para lá de uma linha defensiva de seis… isto faz lembrar, que Guantánamo, não pode terminar agora porque a situação é assim porque sim… É como alguém poder ter uma conta a descoberto em cerca de vinte e quatro mil euros, e ser crime comentar tal proveito… com a conivência de um periquito parcial que quer ser o nosso rosto “imparcial”. No antigo “faroeste” os criminosos tinham o rosto em cartazes nos quais… quem os apanhassem tinham alvíssaras. Hoje são os políticos que dão a cara nos reclamos com ares angelicais solicitando o voto para nos roubarem… Temos os juízes que temos… porque Pedro… negou três vezes Jesus… Ou seja o comodato… dos interesses instalados… não se pode colocar em causa. Esta sociedade está como está porque um pinto que nunca chegou a galo, além de não ter adversário “á” altura, tem a tenda… também (tão bem) montada que o fanatismo religioso está para os ateus, o que o toucinho está para os Muçulmanos. Tudo adulterado.


Temos que comer e calar… (depois fazemos ou não a degustação) para que efectivamente possa-mos efectuar a digestão. A combustão destas “buchas” é, até que um homem quiser? Ou a paciência se esgotar? Nós somos mansos. Ou atingimos o orgasmo só pela fervura… ou masturbamo-nos premeditadamente, como autoflagelação de ser crentes em nada do tudo que nos acossa ou nos persegue. Não se esqueçam que temos os gestores mais bem pagos do mercado, e somos os “serviçais” mais mal pagos… depois de sermos a primeira Pátria a abolir a escravatura. A “Troika” que esteve de amarelo mas sem Luz, ontem na Catedral… demonstrou que o nosso destino já está estipulado como um desígnio. Esteja quem esteja no Governo. A Grécia foi grande aí… (foi campeã da Europa) e hoje está em cacos. O berço do raciocínio intelectual dos “enigmas” da vida (dos “ses” e “mas”…) … empiricamente está na bancarrota. E nós estamos na sua rota… “… setenta, vez sete …”, disse Jesus… “se não marcou, não foi porque não visse… foi porque não quis”. E o pior cego é aquele que não quer ver. E o que somos nós!? Cromos mansos. Poderia dizer cornos-mansos. Mas assim… não podíamos jogar a bola com a cabeça. E, por isso… é que estamos, como estamos. Não temos cabeça. Pura e simplesmente isso. Só tesões murchos!


ALBERTO DE CANAVEZES