VISITAS

domingo, 25 de março de 2012

FUTEBOL DE FORMAÇÃO. A MINHA OPINIÃO III

DECIFRAR: - O “CÓDIGO GENÉTICO”.



Muitas das vezes, não se tem a categoria para dar o mérito a quem o possui. A quem o cultiva. A quem sem grandes espalhafatos ou grandes broncas representa uma lufada de ar fresco no situacionismo reinante.



Eu sou do tempo em que uma carrinha do Município ia buscar uma “carrada” de jogadores a Coimbra para jogar pela A. D. Poiares, (tenho inúmeras provas do que afirmo). Gastaram-se milhares de milhares de escudos para sustentar “esse vício”. Sempre estive contra isso… Em boa hora, se acabou com isso e se iniciou a Formação. Tivemos uma pousada fugaz pela Terceira Divisão e uma participação muito meritória pela taça de Portugal, no qual me recorda de uma jornada fantástica contra o Futebol Clube Barreirense do GR Neno e companhia. Mas isso foi inconsequente… teve as mãos e a carteira do saudoso Fernando Ferreira. A sua alma a minha respectiva vénia. Sem dúvidas momentos memoráveis mas inconstantes. (Conforme se pode testemunhar em inúmeros Jornais “O Poiarense”.)



Tivemos um Torneio Internacional de Futebol de Formação. (Conforme testemunho com cartaz que possuo). Jornada essa do mais extraordinário que já vi. A Final entre o Sport Lisboa e Benfica e o Unión Desportiva Salamanca (Espanha), foi de “loucos”. Momentos inolvidáveis e sublimes. Mas que hoje sabem a pouco. Muito pouco.



Treinador de Desporto / Futebol Grau II



Jorge Gonçalves