VISITAS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um exemplo de Irmã e Cidadania.

Adoro meditar. Gosto de pensar em determinados assuntos e esmiuçar o seu conteúdo. Tanto no seu semblante como na sua essência. Hoje faz anos uma pessoa que me fascina. Que me ensina – pela presença - o que é o tributo a um irmão. Aonde está o seu irmão a sua sombra emerge do seu perfil. Discreta. Dada à boa paz. Rendida ao afecto do seu irmão, demove montanhas, derruba barreiras e fusos horários e diz sempre presente. Interpreto dela, que tem tempo para tudo. Nutro pela sua família um carinho muito especial. Os seus Pais denotam serem uns eternos namorados… O seu irmão uma pessoa educada e muito sensata… A sua mãe está ligada à minha família pela complementaridade da educação que doou ao meu filho Tiago. Ainda hoje, de quando em vez que vem a Vila Nova de Poiares, pergunta sempre “pela minha professora”. Falo deles – irmãos – como um bom exemplo a seguir pelos meus filhos.



Num destes dias, num jogo de futebol do Torneio N10 INDOOR - 3ª Divisão, lá estava ela como “adepta” do seu irmão. Num jogo entre a equipa que coordeno e a equipa aonde joga o seu irmão. Temperado com uma adrenalina intensa – não fossem ambas as equipas cá da nossa terrinha - com alguns excessos verbais e físicos entre os intervenientes… A equipa do seu irmão mais matreira e com jogadores entre si mais rotinados de outras andanças dos futebóis… e a minha mais “sangue na guelra” e “inflamada”… não soube conter os seus ímpetos (derby é derby) e deixando-se ir na rotina de quem já anda há muito tempo nestas coisas… vai que o seu irmão é “abalroado”, e “arrancado pela raiz” do chão. Lá estava ela indignada – sozinha – a fazer frente a cinco a seis adeptas da equipa adversária. Uma delas confesso que era a minha filha. Mas firme e hirta se manteve, na defesa do seu maior “ídolo”. O futebol é dado a boas “caldeiradas” (infelizmente). O seu mano lá se ergueu, combalido mas “pronto para outra”… as suas pulsações lá se restabeleceram, e o jogo lá continuou, terminando com a vitória do seu “protegido”, com os três pontos no bornal. Perdi 1-3. No fim do jogo cumprimentei-a, com um: Boa noite Sra. Doutora. Boa noite, recíproco. Eu sou Distribuidor Postal.



Hoje é um dia muito especial Sra. Doutora, certamente comemorado em família. Grato pelo seu exemplo. PARABÉNS



(Desculpe a ousadia de “invadir a sua privacidade”)



ALBERTO DE CANAVEZES/JORGE GONÇALVES