VISITAS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dia 22 antes do Natal

Na consequência da intolerância que não nos permite que haja uma equidade aplicada a todos, baseada na usura do compadrio de políticos sem escrúpulos e mais espertos que o meu gato “Chico”. Avistamos que em cargos de Instituições públicas, semi-publicas e privadas edificadas com “dinheiros a fundo perdido” estão lá os filhos de toda a classe política desde a esquerda passando pelo “centralão” PS /PPD-PSD e direita. Fedelhos com notas académicas duvidosas, e outros com notas sofríveis. Vendo nós os nossos filhos com notas bem superiores votados para canto como matéria excrementícia. É nesta democracia de comadres, padrinhos e afilhados que sobrevivemos. Alguns dos seus papás passam minutos na televisão e outros órgãos de comunicação a falar da austeridade, de justiça social, de solidariedade da equidade e não passam de uns impetuosos ordinários políticos. A sua família está distribuída pela “democracia” e nós espalhados pelos seus cantos. Existe um que me causa arrepios e calafrios quando o ouço, tipo vidente passa quase uma hora a mandar uns bitaites para o ar e não é que alguns acontecem mesmo! De uma inteligência muito acima da média, sem dúvida nenhuma. Também faz parte do pacote que distribui filhos pelas Direcções das Instituições de Elite. Obviamente que estou a falar do Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Mas existem outros compinchas, como o Dr. Diogo Freitas do Amaral, Dr. Mário Soares e outros do mesmo calibre histórico na Democracia que deviam ser de para todos mas que eles tem a primazia de por e dispor. Agora se formos perguntar a um filho de um “Carqueijeiro” (democratas como nós) qual o valor final da nota do seu filho, ele responde-nos orgulhosamente: - “O meu filho (filha) teve…” 17/18/19 até alguns vinte valores. E vimos meninos e meninas da mamã e do papá nessas Instituições de Elite com, 9,5/10/11/12valores. Viva a Democracia. Viva o Vinte cinco de Abril! Eu nesta frase queria dizer vários palavrões. Mas isso fica à vossa consideração! Nós somos lixo no usufruto desta democracia. Isto acontece por Portugal de lés a lés. Nas Câmaras Municipais. Nalgumas Freguesias de enorme representatividade eleitoral. E outras “ordenhas” da mesma espécie…


Assistimos também pela TV que os meninos do papá e da mamã também participam em vários programas. Isso é pura coincidência é uma alucinação nossa. Os nossos só podem estar do lado de cá do ecrã. Vemos programas de autêntica porcaria visual e de exposição, que raia a obscenidade cultural nos quais vimos os nossos filhos presos ao ecrã. E a populaça… com direito a comentadores medíocres, estúpidos, incultos, mesquinhos piores que os alcoviteiros e as comadres de mau porte. A “Casa dos Segredos” é uma escandalosa vergonha entre as outras porcarias que engolimos pelos olhos. A TVI que tem como fundamento a Igreja Católica, demonstra que o mercantilismo prevalece sobre a moral e bons costumes.


O mais grave é que conforme vão saindo de lá, são os novos heróis da nossa cultura, cidadania e das nossas frustrações.


Que cobram o bom e o belo por discotecas e outras casas para partilharem uns copos com a nossa juventude em copinhos pequenos de bebidas de elevado teor alcoólico…


Eu frequento esses espaços também, mas numa de Kota e na boa com os meus filhos e amigos dos meus filhos. Mas não nos arrastamos atrás desses cromos fugazes e de valor da fralda descartável.


Assistimos cada vez mais ao individualismo e à manipulação das pessoas e objectos. Os nossos filhos não brincam ao botão, ao pião, ao arco, à macaca, á bola, ao saltar á corda… na rua, com outros meninos, ficam por casa a jogar jogos de computadores. Não frequentam instituições de índole colectiva com o espírito de serem mais um, mas na perspectiva de ser um entre os outros. Eu possuo o Curso de Treinador de Futebol Nível II, e faço trabalhos como observador e cada vez, assisto mais as essas facetas. Julgo que os Escuteiros já não estão tão “enroupados” como antigamente e noutras Instituições acontece o mesmo.


Basta reparar na indiferença que se regista na assiduidade nas Reuniões de Pais pelas Escolas deste país. As telenovelas, os jogos de futebol, e os programas, tipo “Casa dos Segredos”, são mais importantes para meter conversa no outro dia com os companheiros de trabalho ou do copo...


Estamos a ser coniventes com uma não cultura e uma não educação.


JORGE GONÇALVES