VISITAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Motorista para rifa... A homenagem que foi transgressão...

Numa autarquia universal, o seu edil mandou multar um motorista do Município pela Policia Municipal. Pasme-se o pasmo! Um homem habituado à solidariedade desde muito jovem e a ser verdadeiro como Judas Iscariotes foi para Jesus. Este indivíduo ao longo da vida teve a sorte de este Judas lhe indicar o caminho, assim como Maquiavel entre outros da mesma raça. Enquanto não se endeusou bebeu sempre a água das boas maneiras e praticas aplicadas pelos Soldados da Paz por um “Pichorro” feito de barro cândido e esterilizado. Depois degolou-o partindo-o em cacos… E a partir daí não tem jeito nem maneiras. Todos gostam que digam mais bem do que mal. E quem não gosta de um miminho de uma conspiração que estava a ser levada por diante demonstrando que se é apanhado de uma surpresa desconfiada!? E assim sendo o nosso humilde motorista recebeu também uma surpresa desconfiada. Que tipo de multa que foi aplicada ao motorista não o sei… ao edil foi um repasto que devemos desvalorizar tudo isto que se está aqui a passar porque como "digo" não o ..."merecia" minimamente. Não o deviam ter feito... E eu neste contexto, estou a misturar coisas que não devia. E falo no singular porque o motorista, mamou uma multa e vai sentar o rabinho no mocho enquanto o edil vai humildemente sentando – se por aqui e por ali e nunca lá vai as vezes que… devia! Porque será! O tipo é rijo… mas desenganem-se, vão ter de me aturar por muitos e bons anos, se “Deus” quiser. Eu com a minha mania vou-lhe abrindo as vinte primeiras páginas do livro da sua vida e ultimas tantas que vamos ao que interessa na análise global. Vai haver muito vento e não vai haver barrete ou chapéu que lhe consiga tapar a careca.


O motorista – rapaz que devo conhecer – eu lembro-me de um grande Cavalheiro e amigo Simões, homem baixo mas de um enorme coração e de alto trato com os seus amigos. Eu fui um dos que ele escolheu como tal. E tal facto honra-me imenso. Infelizmente já partiu, era um caçador de mão cheia… é esse o destino comum a todos. Vivia numa Aldeia que amo e adoro: Vale de Vaide, da Freguesia de Santo André, Concelho de Vila Nova de Poiares do qual o jovem motorista deveria beber da sua génese. É gente boa. É pessoa de têmpera rija. E se precisar de mim. Faço-o da mesma maneira que o Sr. Simões me acolheu. Quero confessar que com o Sr. Simões aprendi a caçar, caça grossa e matreira…


Deduzo que o bom coração do edil é arranjar maneira de começar a diminuir a malta que trabalha para o seu Município, idealizando arteirices estribadas. E quer abrir uma quermesse e ele foi o primeiro que começou a rifar. Mas não vai ser fácil vender a rifa porque o motorista é de boa índole. E as almas boas não se vendem nem por nada. Ninguém ousa comprar. É transgressão sr. Edil…


Quem será o próximo contemplado?




Num aparte regozijo-me pela reaparição da "A COMARCA DE ARGANIL"


ALBERTO DE CANAVEZES/JORGE GONÇALVES