VISITAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia 23 antes do Natal.

Estamos todos a viver numa crise sem precedentes na história da humanidade. Vivemos no obscurantismo desconfiando que existe de “tudo” para nos aniquilar tanto individualmente como colectivamente. O fundamentalismo, desenfreado de cúpulas cooperativistas estão-nos a tornar “ração” social para lhes fomentar os vícios e prazeres. Como somos capazes de ser tão ignóbeis e receber para não produzir? Como somos capaz de tudo o que fazemos ter de ser efectuado por quotas? Como somos capazes de deixar desfazer bens alimentares por causa de direitos aduaneiros e outras diatribes burocráticas? Quantos milhões de crianças, adultos e velhos morrem de fome por todo mundo muito em particular em África? Porque não doa-los a Instituições se Solidariedade Social? É mais espampanante para a Comunicação Social divulgar com relevo de primeira página, entornar leite pelo chão, despejar maças pelas rua … … Como podemos assistir a “putos” oriundos do leste com fortunas monstruosas a comprar clubes de futebol e a pagar ordenados escandalosos a jogadores de futebol? Qual a “máquina” que lhes doou esse poder económico? Como podemos ficar indiferentes que o representante de Pedro na terra receba no Vaticano indivíduos conotados com a máfia siciliana, a camorra e outros de índole similar, a fazerem doações perversas para a igreja em nome de “DEUS”? Quanto sangue fez correr esse dinheiro quantas famílias aniquilou? Como podemos ficar indiferentes ao meter a cabeça na areia como a avestruz, da igreja, sobre o HIV proibindo o uso de preservativos? Quanto milhões de pessoas morrem por causa deste capricho idiota da hierarquia de “DEUS” na terra? Porquê em toda a história do Vaticano não houve ainda um representante de Pedro negro? Qual o preconceito que fomenta tal exclusão? O que aconteceu aos padres pedófilos?


Nunca a mulher foi tão exposta ao ridículo como agora. Aparece um modelo de carro novo lá estão elas… aparece uma produto para a barba lá estão elas… aparece um produto para limpar esgotos lá estão elas… … … … … Não importa ganha – se dinheiro.


A cúpula do poder na China anexou o Tibete, eram uns invasores. Efectuou-se o massacre nas Praça de Tian’anmen foram uns assassinos… Hoje compram a dívida soberana dos EUA e dos Países Europeus são uns amigalhaços do melhor que existe. Paladinos do entendimento e solidariedade. O Dalai Lama agora passou de um peregrino para ser um clandestino. E um falante noctívago… O Tibete é um enclave sem direito há sua identidade própria e cultura ancestral. E também um nojenta evidência política para tais “cadáveres” políticos que a troco da dignidade humana vendem a alma ao diabo. Isto porque criaram um monstro económico do qual perderam as rédeas. Uma democracia participativa na pluralidade da escolha não pode nem deve vender os seus princípios a países de guetos políticos onde impere o monólogo da imposição e o monoteísmo do personalismo. A China é isso. Como Cuba. Como a Síria. A Líbia de Kadafi é o maior paradigma da insanidade intelectual que predomina nos actuais políticos. De um terrorista passou a ser um “padrinho” de negócios até ser um facínora. Uma democracia tem que ter regras, princípios e fundamentos. Não podemos tolerar o totalitarismo como um parceiro activo de humanismo nem de mercantilismo. Refundar a Europa não é para ser mais do mesmo. Refundar é recriar espaços de condutas de responsabilização política dos seus agentes. É referenciar que o estado é o árbitro que garante a equidade de todos os cidadãos. Num contexto federal. Num convívio de Estados com personalidade própria. Salvaguardando a sua entidade cultural, sociológica, linguística… porque é pela diferença que conseguimos distinguir e dinamizar o caminho para optimização de todos os recursos que impliquem a cidadania. Porque se nos soubermos respeitar na diferença, contemplamo-nos e completamo-nos para a igualdade de direitos e deveres.


JORGE GONÇALVES