VISITAS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Iº DIA APÓS O NATAL DE 2011

Tranquilidade absoluta. Consciência tranquila. Confesso que estive com uma pessoa que muito admiro e respeito. Falei. Ouviu. Desabafei. Creio que fui inconveniente. Peço humildemente desculpa.


Vim para Vila Nova de Poiares… vindo da minha “Mi Pátria” Marco de Canaveses. No dia 16 de Dezembro de 1975. Um ano e tal, após o 25 de Abril… o inicio desta propalada “democracia”… Alguns dias depois, um exultado democrata cá da “coutada” denuncia, "com o ex-restante bando de galinhas", que o meu Pai era um agente da PIDE – Policia Internacional e de Defesa do Estado do regime fascista de Salazar. A GNR foi lá… e o meu Pai demonstrou-lhes por “A” mais “B”, que não. Possui-a uma lista que tinha previamente pedido para tal eventualidade… Foi deixado na Paz de Jesus… e mais tarde, confirmado pelo Comandante do Quartel da GNR... que então estava sitiado na actual, Av. Dr. Daniel de Matos. (Tenho fotografias desse tempo). Algum tempo depois é convidado por tal exultado democrata para se candidatar a Presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas pelo PPD, actual PPD/PSD. Ganhou a Presidência da Freguesia ao Partido Socialista… Sei que foi convidado por todos os Partidos Políticos. Mas o meu falecido Pai, já se identificava com a Ala Liberal que tinha assento na Assembleia Nacional, permitida pelo Dr. Marcelo Caetano. Eram eles Magalhães Mota; Pinto Balsemão; Francisco de Sá Carneiro e Miller Guerra. Que dão origem ao Partido Popular Democrático, após o 25 de Abril. O meu Pai era amigo do Dr. Antonio Oliveira Salazar. Mas não era fascista. No tempo da “Outra Senhora”, entre muitas coisas pagou do seu bolso o actual Edifício Sede da Freguesia de Lavegadas. Na altura era uma Biblioteca com o nome da mãe do Dr. Salazar... Pagou do seu bolso entre outras coisas a estrada em alcatrão, para a povoação de Sabouga, até à última casa da povoação… depois em pedra do rio numa atitude visionária, levou-a até ao fim da Ribeira de Sabouga… prevendo uma futura ligação ao concelho vizinho, Arganil… … entre outras inúmeras iniciativas que em vida não o quis divulgar, não serei eu no seu silêncio que o farei. Como Presidente da Freguesia fez o que lhe foi possível, deixando um legado… por meio leva um "atestado" de senilidade e em 13 de Janeiro de 1997, recebe uma medalha que hoje se dá a granel, em prata. Por isso eu digo que neste concelho a prata para mim é platina. Era já do PPD, quando vem de Marco de Canavezes. Tal exultado democrata não o era no 25 de Abril. Agora é que lhe reconheço o “trauma” de gostar tanto de canja de galinha, de preferência com ovos. Porque era do MDP/CDE – Movimento Democrático Português / Comissão Democrática Eleitoral. Fundado por José Manuel Tengarrinha…


Isto a propósito de quê: - é que somos homens de convicções fortes. Aturamos algumas maluqueiras… quando vimos, que já chegava… saímos… levanta-mos ferro pelo nosso pé. Lamento que alguém ainda não o tenha feito. Só não muda quem é burro… mas venho a assistindo a muita burrice junta.


Eu… mais o meu Pai, andamos por comícios do PPD/PSD fora do Concelho de Vila Nova de Poiares… que momentos fantásticos. Eu identifico-me como Social-democrata, por convicção, não porque as pessoas proeminentes o eram ou são… ou por ver uma praça cheia… e ser eleito de braço no ar. Orgulho-me de ser sempre eleito por voto secreto, ter sempre aumentado os representantes na Assembleia: 4/3; 5/2 e 6/1 e sempre ter tido mais votos que qualquer outro eleito. Isso, “alguém” nunca conseguiu engolir bem. Problema dele.


No fim deste texto, alvitro que pretendo mudar de estilo. Continuar com o meu Blogue. Sempre. Mas quero ter mais tempo para ler. Escrever poesia e prosa. Pretendo editar os meus livros, sem stress, acontecerá quando tiver que acontecer. Quero reassumir a minha vida na normalidade do deve e haver. Tentar honrar os meus compromissos, pendentes. Quero apresentar a minha ideia sobre a Reforma Administrativa do Poder Local ao Sr. Primeiro-Ministro. Que não sendo vinculativa à verdade pretende ser um contributo… Quero continuar os meus estudos sobre o Futebol. Pretendo treinar uma equipa. Quero só continuar a dormir, quatro a cinco horas por noite. E quero desfrutar da minha cidadania na plenitude. Vou mudar drasticamente, alguns conceitos… vou ver por onde me quedo… e ter cuidado com as companhias. Agiotas, descobri alguns, nesta “intempérie” de histrionia. Realço, que os textos escritos, até agora só os – pretendo - rever, pela parte gramatical e ortográfica se for necessário. Não lhe retiro a interpretação que lhe queiram ou possam dar. Respeito a liberdade de cada um. Chega. Fiz o que um cidadão atento e responsável deve fazer. Agora vamos ver se os intentos da democracia se tornam mais, proficientes e confiantes.


Faltam cinco dias para essa realidade começar a acontecer. São os meus intentos. As minhas convicções. Os meus itens. Se serei capaz, não o sei. Mas lutarei por isso até à exaustão e com o meu perfeccionismo, teimoso. São as minhas "pancadas" para começar novos guiões e novas peças de teatro.


ALBERTO DE CANAVEZES/ JORGE GONÇALVES