VISITAS

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O papá. E o verdadeiro "fedelho quem nem corpo para apanhar uma constipação tem"

Por ter ganho as eleições para a Liga dos Bombeiros Portuguesa, o actual Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila (lugar do qual já devia há algum tempo ter sido apeado por ter alcançando o limite de idade) irá “transferir” para o 2º Comandante o seu cargo. O que eu acho correcto, adequado, justo e compreensível, primeiro pelos seus conhecimentos e pela sua conduta e postura de cidadão irrepreensível. Mas existe sempre neste concelho um senão… quando se preenche um lugar que fica vazio de qualquer Instituição, aonde tal criatura mete as manápulas. Para cúmulo da decência, transparência… … … de tudo e de todos… quer colocar como 2º Comandante a origem de um dos seus espermatozóides. Passando por cima de outros Bombeiros com mais experiencia, mais bem preparados e com mais capacidade de comando… O “sistema” do regime da agulheta desta mangueira, pariu a imagem da oligarquia que eu há tanto tempo venho a denunciar. Se tal acontecer é um atestado nu e cru de incompetência a todos os homens e mulheres que voluntariosamente vestem aquela farda, sem tal “fedelho” ter nascido ainda. ”…nem corpo para apanhar uma constipação tem”. Afinal o que pretende o “líder” com tal acto de “garotagem”. Bombeiro de 1ª Classe ou provindo da primeira Classe, da casta da propalada raça poiarense.



Afirmo peremptoriamente, que isto é um acto de pura corrupção social e intelectual; um acto ilícito; um acto de manigância. Um acto dilatório, com objectivos obscuros, de perpetuar a decadente conjura em que vamos vivendo. Isto a ir por diante tem que ser denunciado ao mais alto nível. Temos que ter a coragem de chamar a comunicação social.



Não alguma Regional, parte dela está comensal… Mas nacional. Muito em particular a Jornalista Felícia Cabrita. E de uma assentada colocar tudo a “escape livre”. Tenho conhecimento que muitos Bombeiros pretendem abandonar e entregar a farda. Amigos não façam isso. Nós temos orgulho da vossa conduta. Façam… é peito firme e demonstrem a mesma coragem que aplicam quando dão a cara ao fogo. Esse “fedelho” era eu Presidente da Freguesia de Lavegadas, em Mucela a combater um incêndio meteu os pés pelas mãos e colocou a sua própria vida em causa e de quem o acompanhava… se não fosse um popular “ir busca-lo ao colo”, estava agora no “terreno das caçadas eternas”. Dia 13 de Janeiro na inauguração da segunda fase do Quartel dos Bombeiros e Centro Municipal da Protecção Civil, com a presença do Sr. Ministro da Administração Interna Miguel Macedo. Temos todos que denunciar tal escândalo e demência democrática. Fazer uma cívica manifestação denunciando todas as atrocidades... Mas pior que ele é quem lhe vem dando guarida. Reparem que é o Presidente da Assembleia Geral. Coincidência pura. Obras do acaso. E vejam a restante composição do “coro”. Uma vergonha. Vivemos num concelho gerido por gente putrefacta. O querer perpetuar o seu mando é porque tem a sua consciência bem pesada. Tem algo a esconder. Porra! Quantos livros de actas possuem uma Instituição. Que eu saiba três: um para a Direcção; outro para a Assembleia Geral e um para o Conselho Fiscal. A sua lavra não podem ter varias versões, nem textos iguaizinhos só que com outras assinaturas… entre outras coisitas e coisinhas.



Não estou com paliativos. Alguém me empresta ou dá dinheiro para pagar as minhas cotas para poder lá ir e denunciar esta pouca vergonha. A democracia vive-se em cidadania, e na pluralidade da livre escolha.



Quando conseguirmos entrar numa das Instituições do regime, as outras caem como baralho de cartas. Estão lá os mesmos. Estão todas encostadas e com a inclinação da Torre de Pisa. Um homem que não sabe morrer por ideal é um cobarde. Se for necessário estou pronto para isso. Ser carne para canhão. Como ando seguro por arames… tanto me dá como valeu. Desculpem o vocabulário mas isto já feda a muita “mixórdia” junta. Eu consigo ter mais repulsa e nojo a quem acompanha tão triste figura que compulsivamente é espezinhado e desautorizado. Do que dele próprio. Tenham vergonha e deixem-no sozinho. Desculpem esta argumentação não serve, aquilo tem muito de familiar. Comadres, padrinhos e afilhados. E outros são postos a mamar do sistema... e não à volta a dar.



No Município e Assembleia Municipal existem pessoas que engolem dinossauros vivos, que me criam um engulho de boca, que me mete alguma repugnância. Cá fora sem verem a sombra de tal “figurante", dizem o piorio dos seus actos. Na sua presença são acometidos por assombrações de amnésia, que por vezes parece que existem contas por saldar… estão sentados como Membros da Assembleia que sustentam estes desvarios todos, que colocam inclusive em causa a própria continuação do Concelho. Estamos na insolvência, com garantias bancárias dadas em branco… … (já escrevi no meu blogue a minha preocupação sobre isso) O que nalguns casos de todo em todo sei que não. Como gosto de chamar quem quero atingir pelos nomes, denuncio: Senhora Doutora Deolinda Ferreira seja coerente e tenha vergonha e vá exercer a sua função profissional, aonde é estimada e considerada com elevação. A Senhora brota cultura, nobreza e entrega na causa pública. O Povo de Vila Nova de Poiares, devota-lhe amor genuíno… não os desiluda mais… Olhe o que anda a fazer à sua família. Pessoas que a amam no puro sentido da palavra: amar…tem andado muito distraída e quando acordar se calhar será já tarde de mais… Conheci o seu Pai também como a Senhora e ele hoje devem sentir imensa repulsa pela sua convivência com tal indivíduo que patenteia cada vez mais uma postura de índole duvidosa. O qual escreveu e chamou ao meu querido Pai que ele era “um velho senil”. Entre outras diatribes. Ou coloque-se independente. Sra. Doutora Teresa Carvalho, porque quem continuo a nutrir uma enorme admiração… não me faça mudar de ideias. A Senhora tem muita categoria. E para mim terá todo o meu apoio se propuser uma Candidatura ao Município tanto dentro do PPD/PSD - com a purga adequada - como em qualquer Movimento Cívico. Como pode permitir numa Assembleia Municipal que o Sr. Presidente do Município faça fazer prevalecer a sua argumentação sustentada em obscenidades verbais que roçam a pornografia!? Das outras pessoas falarei no tempo que achar adequado.



Eu não tenho medo desse senhor. Já o desafiei por várias vezes para dialogarmos e colocar a verdade em cima da mesa. Porque se nega!? Mas pode crer que tal desígnio está para breve. Não desperte o espantalho que existe dentro de mim.



JORGE GONÇALVES