VISITAS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PARADA DE ESTRELAS TERRESTRES E TALVEZ UMA UNIVERSAL!?

Tenho cá um dedo que me adivinha que vamos ver o profissional “autarca”, numa parada de estrelas do universo político de Portugal a desfilar em Aveiro. A Veneza de Portugal. Lá irá encontrar Jorge Sampaio, Eduardo Catroga, Nuno Magalhães, Mário Lino, Narana Coissoró e Ana Paula Vitorino. Entre Economistas, Autarcas de todas as cores; outros políticos de nivel superior - "Senadores" - e Juristas de valor mediático muito acima da média, a raiar a universalidade da amizade, trocas e baldrocas de fretes e seus similares... Tudo isto por causa do sucateiro Manuel Godinho; Armando Vara; José Penedos e Paulo Penedos. O famigerado caso: “ Face Oculta”


Algo me diz que irá testemunhar a favor do Dr. Paulo Penedos. “ O menino da Mamã e do papá”;“ o menino mimado”; “ o menino com ostentação de riqueza de índole duvidosa”... "e cujo pai"... “ … estava metido numas negociatas com uns certos polacos”. No, “O Poiarense” Jornal de índole insuspeita, ainda lhe aplica outros adjectivos. Assim como por outros Diários e Revistas. Como muito boa gente se lembra, da oratória que usou para o qualificar nos seus comícios aquando o teve como adversário às eleições autárquicas cá do burgo…


O seu ego, não vai deixar desperdiçar, tal oportunidade por dar o dito pelo não dito e aparecer colado a esta “passadeira de estrelas cadentes, da nossa política”. Poderá até ter a oportunidade de ver o Eng. José Sócrates e chamar-lhe: “ditadorzinho”.


Depois também tem como aliciante o mega processo que terá mais de três dezenas de arguidos e mais de quinhentas testemunhas. Tudo há grande tipo Confraria da Chanfana. Nós agora que vivemos em Vila Nova de Poiares já não dizemos: - “á grande e á francesa”. Temos que defender os nossos recursos endógenos e os seus comensais. Gente amiga do povo!


Será presidido por três Juízes. Tem dois Procuradores do Ministério Público.


Lembro também que numa acta exarada numa Reunião do Executivo o Dr. Paulo Penedos, não poupou nos adjectivos para qualificar o profissional “autarca”, na sua despedida.


Os holofotes da ribalta serão em escala “universal”. Televisões. Rádios. Jornais Diários e Semanários. Alguma comunicação internacional muito em particular dos PALOP – Países de Língua Oficial Portuguesa. Ele só sabe falar e percebe português. As audiências, digo “bem” e vem audiências, deverão durar uma ano. Pouca coisa!


Dou-me bem com o Dr. Paulo Penedos, porque é meu vizinho. Porque temos algumas particularidades políticas vividas em comum, no qual uma ou duas vezes convergimos e muitas das vezes divergimos. Não quero fazer juízos de valor sobre a sua pessoa. Quero, é que a justiça actue sem parcimónias e não se deixe curvar perante tão ilustres figuras da nossa política e interesses cooperativistas... Que se faça justiça como se faz para os comuns dos pobres. Quanto ao nosso profissional “autarca” que fique bem na , fotografia, e que não gagueje, e que acima de tudo tenha jeitos e maneiras se porventura se cruzar com o Eng. José Sócrates. Quando dois polos comuns se encontram não fazem faísca. Contemplam - se e complementam - se. Mas não nos deixe ficar mal. Diga: "eu sou tudo, mais que tu, acabado em ..."ão". É isso mesmo. Mais nada!


Não necessita de levar o célebre e universal Chanfanix… Embora a justiça tenha a “coisa” inflamada, e era tempo do vírus terminar. E levar caçoilos de chanfana não me parece adequado. O principal “suspeito” só gosta, é de canastras de peixe.


JORGE GONÇALVES