VISITAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RAFEIRO AMIGO. "ESMESMO"...

Como sabem ando sem dentes… e denoto mais uma influência de maus fluidos – bruxarias. Não sei se é das dívidas que tenho, os sacanas dos cães agora não me largam a passada. Devem pensar: - “ o careca agora não tem dentes, não nos pode morder e vamos aplicar a mezinha das carochas…” palavra que não há nenhum que não deixe de me passar cartucho.


Isto é muita perseguição e ameaças juntas. Existe um canzarrão enorme que, não dá a cara mas rosna ao longe, atento ao que os pequenos canídeos me conseguem infligir. Como possuo uma veia de “idiota” muito elevada consegui fazer amizade com um rafeiro, estigmatizado pelo grupo do canzarrão. E o “ão” - nome fictício para não sofrer mais represálias – após um manada de ração para poder ter força e ânimo para abrir o focinho, faladrou: “esmeu tu estar feitu… tu estar …urdido esmeu, osgaijo esvaii te esmocar todoo…”.


- Ai que grande porra o canídeo além de ser rafeiro ainda é arraçado de crioulo. Pensei eu…


Mas faladrou mais: - “ esmeu tensn coidadu cutigo, o escanzarrum, viai esfazer escuru os teu vida, esmeu”.


Então conclui que vai mandar apagar a iluminação pública mais cedo. Ficamos todos às escuras e aí estou sujeito a aparecer com pisaduras e outras analogias… o pior é se fico mesmo sem pio. Não vá o diabo tece-las, tenho que ir confessar os meus receios aos respectivos agentes da paróquia.


Mas com mais uma, porção de ração, o rafeiro amigalhaço e do peito. Cãochichou – me: "esmeu , esbai nos tus esvida, mase estuma escuidade… os escanzarrum eslrada muintu mase nuns esmorde. Essó esmanda esmatreco esmemo… maze tenze escuidade esmeu… us biagre esmecheu as esmolerinha do esbicho, memo esmeu… desposi ésque astaca mesmu, esmeu..."


O rafeiro, levei-o a um veterinário para lhe fazer uma plástica para que não sofra na pele tal audácia de me avisar… está bem e vem guardado… E depois tenho que falar com o meu dentista para fazer o mesmo que o emplastro “o pinto da costa é o meu pai, pá! …” tenho que lhe colocar uma dentuça nova porque o rafeiro amigalhaço tem os caninos muito gastos. Só consegue comer os sobejos da … chanfana. Roer os ossos. Coitado do rafeiro. Uma dica para que ele não passe muita fome, vai ficar a cheirar um bocadito a cebola e a passar a ter um tique, de quando em vez leva uma das patas ao focinho. Por favor amigos, não o deixem passar fome. É o único animal da quadrilha que não me quer fazer mal. Obrigados pela compreensão.


Tenho dito… o cão é o melhor amigo do homem… …


ALBERTO DE CANAVEZES